Início Animação Missionária Grécia é a nova fronteira salesiana na Europa

Grécia é a nova fronteira salesiana na Europa

23
0
Foto: Divulgação ANS

No 148° Aniversário da Primeira Expedição Missionária Salesiana, sábado, 11 de novembro de 2023, o P.  Alfred Maravilla, Conselheiro Geral para as Missões, anunciou que na última sessão do Conselho Geral, o Reitor-Mor, com o consenso do seu Conselho, aceitou o convite de Dom Petros Stefanou, Bispo Católico de Syros, Santorini e Creta, de começar uma presença salesiana em sua Diocese. “Depois de muitíssimos anos, a Grécia é o mais recente País, na Europa, a iniciar uma nova presença. É, pois, a novíssima fronteira salesiana na Europa” – explicou o P. Maravilla.

Entrementes, também se aguardam os voluntários. O envio a Atenas do primeiro grupo de salesianos missionários está previsto para setembro de 2024, com a finalidade de, durante todo um ano, estudar o grego ‘moderno’. A seguir, por volta de setembro de 2025, a primeira Comunidade Salesiana assumirá a responsabilidade pastoral da Paróquia de Pagos, na ilha de Santorini. Depois, gradualmente, à medida que os pioneiros compreenderem melhor o contexto, cuidarão também da Pastoral Juvenil de Syros, Santorini e Creta; e, mais à frente, poderão assumir outros desafios, sempre em diálogo com a comunidade local.

O Conselheiro Geral para as Missões também informou que está em curso o discernimento para individuar a qual Inspetoria confiar a nova presença da Grécia.

“Pessoalmente, considero esta nova presença na Europa muito importante para toda a Congregação, porque – sublinhou o P. Maravilla – mostra que aqui na Europa não se procede somente a fechamentos de presenças; mas somos ainda capazes de sonhar, de começar alguma coisa nova, transformando sonhos em realidades!”.

Com informações: ANS