Início Instituição de Ensino Superior Ranking Universitário Folha aponta que UCDB é a segunda melhor instituição de...

Ranking Universitário Folha aponta que UCDB é a segunda melhor instituição de Ensino Superior de MS

380
0
Foto: Divulgação UCDB

O ano de 2023 entra para a história da Universidade Católica Dom Bosco. Após a obtenção do conceito máximo pelo Ministério da Educação (MEC), o Ranking Universitário Folha 2023 foi publicado hoje (13) e traz a UCDB ranqueada como a segunda melhor instituição de ensino superior de Mato Grosso do Sul, superada apenas pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). No ranking geral, a UCDB assume a 73ª posição no Brasil entre as 203 Universidades que integram o RUF 2023 e destaca-se, principalmente, pela internacionalização, quesito em que se classificou em 24ª lugar no País e 1º no Estado. Levando-se em conta apenas as instituições privadas, a UCDB posiciona-se em 16º lugar nacional. Outro destaque foi para o indicador mercado que obteve 50ª colocação geral e 1ª no MS ao lado da UFMS. O ranking é chancelado pelo maior jornal impresso do País, a Folha de S.Paulo, e vem sendo publicado desde 2015.

“A UCDB tem uma história de três décadas como universidade e mais de 60 anos de presença salesiana no ensino superior. Esses resultados nos mostram que temos uma evolução sólida, feita por um corpo docente e administrativo de alta qualidade e de alunos comprometidos em realmente aprender e serem agentes transformadores da própria realidade. Ano a ano, levantamentos como este da Folha traduzem o esforço de toda comunidade acadêmica e nos animam a continuar nosso trabalho feito a milhares de mãos. Cada um de nós é responsável por este sucesso e reconhecimento, traduzido em rankings acadêmicos como o RUF — quem já passou pela UCDB e quem hoje está nela. Então eu só posso agradecer e parabenizar a todos”, comemorou o Reitor da UCDB, Pe. José Marinoni.

O ranking é composto por índices obtidos no ensino (32%), pesquisa (42%), mercado (18%), inovação (4%) e internacionalização (4%). Comparando o RUF anterior (2019) com o deste ano, a UCDB avançou na pesquisa (de 98º para 65º lugar), no mercado (de 78º para 50º), na inovação (143º para 107º) e internacionalização (de 62º para 24º) — este último quesito é o melhor de Mato Grosso do Sul.

O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-graduação da UCDB, professor Dr. Cristiano Marcelo Espínola Carvalho, destaca o avanço significativo da pesquisa, inovação e internacionalização na Instituição. “Temos trabalhado no fortalecimento, por exemplo das parcerias internacionais, permitindo avanços na qualidade e no reconhecimento mundial dos trabalhos aqui desenvolvidos. Nossos cursos de mestrado e doutorado, bem como nosso programa de iniciação científica [PIBIC, que envolve os alunos de graduação], têm registrado um aumento nas publicações internacionais, com a participação de autores de outros países, além de muitas citações dos trabalhos aqui desenvolvidos por pesquisadores de outras instituições. Ademais, os programas de intercâmbio e mobilidade internacional têm se destacado. Além de docentes estrangeiros que participam dos cursos, temos atraído alunos de outros países para aperfeiçoarem suas carreiras profissionais dentro da UCDB. Ressalto, também, as oportunidades de mobilidade internacional que os nossos alunos e pesquisadores tem acesso, com as parcerias estabelecidas junto às principais agências de fomento à pesquisa e pós-graduação [CAPES, CNPq e Fundect, por exemplo]”, destacou Carvalho.

Cursos

O levantamento traz o ranqueamento dos cursos de graduação. Como os melhores cursos do Estado, a UCDB tem Ciências Contábeis, Biomedicina, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Mecânica, Fisioterapia, Letras, Design, Publicidade e Propaganda e Arquitetura e Urbanismo. Com a medalha de prata em Mato Grosso do Sul ficaram Direito, Pedagogia, Filosofia, Engenharia Elétrica, Comunicação, História, Biologia e Engenharia Civil. Ainda no pódio, os terceiros melhores cursos são Medicina Veterinária, Nutrição, Engenharia Sanitária e Ambiental, Farmácia, Psicologia, Educação Física, Engenharia de Computação e Enfermagem.

“Ao ampliar a análise, verificamos que muitos dos nossos cursos se destacam como os melhores, como por exemplo o curso de Agronomia da UCDB está classificado no RUF como o 5º melhor particular do Brasil. A graduação em Ciências Contábeis, além de ser a primeira de MS, é a terceira melhor do País levando-se em conta apenas as instituições particulares”, referendou a Pró-Reitora de Graduação e Extensão, Dra. Rubia Renata Marques.

Outro destaque da Católica foi no quesito mercado, alcançando a 50ª posição no Brasil. “Dezoito por cento da composição do RUF é destinado ao componente mercado, que considera a opinião de empregadores sobre preferências de contratação de egressos dos cursos de graduação a partir de pesquisa aplicada pelo instituto DataFolha. Neste componente, a UCDB se destaca na 50ª colocação nacional e 1º no MS, ao lado da UFMS. Este resultado será, sem dúvidas, um importante elemento de fortalecimento dos levantamentos internos da integração da UCDB-Mercado de Trabalho, que confirma todo investimento da Universidade na formação integral dos estudantes a partir de um ecossistema educativo, que coloca o aluno no centro do processo de aprendizagem”, destacou a professora Rúbia.

O RUF é uma avaliação periódica de todas as universidades brasileiras, que utiliza dados nacionais e internacionais e pesquisas de opinião aplicadas pelo DataFolha. São levados em conta avaliações do MEC, quantidade de publicações científicas, citações nacionais e internacionais, titulação de docentes, patentes, parcerias, entre outros quesitos.

Com informações: Assessoria UCDB