Início Formação Formandos do pré-noviciado percorrem a ‘Rota Missionária’ Salesiana em Mato Grosso

Formandos do pré-noviciado percorrem a ‘Rota Missionária’ Salesiana em Mato Grosso

Pré-noviços realizam peregrinação pelas presenças missionárias da inspetoria de Campo Grande

613
0
Pré-noviços visitaram pontos históricos nas Missões. Foto: MSMT

Durante os dias 18 de setembro a 04 de outubro, os pré-noviços da Missão Salesiana de Mato Grosso embarcaram em uma jornada espiritual e missionária, conhecida como “Rota Missionária”. O objetivo da peregrinação foi proporcionar aos formandos uma experiência significativa com o trabalho missionário na Inspetoria Salesiana de Campo Grande, além de despertar neles o espírito missionário e o gosto pelo trabalho com as comunidades indígenas.

Os formandos percorreram diversas comunidades indígenas ao longo da “Rota Missionária”, incluindo Sangradouro, São Marcos, Nova Xavantina e Meruri, a terra dos Servos de Deus Padre Rodolfo Lukenbein e Simão Bororo. Durante a passagem em cada presença missionária salesiana, eles realizaram atividades pastorais, como o oratório, participaram de momentos formativos junto aos indígenas locais e ouviram os emocionantes testemunhos dos irmãos Salesianos e Filhas de Maria Auxiliadora que dedicam suas vidas em prol dos povos Boe-bororo e xavante. “Sem dúvidas digo que elas estão evangelizando com os “olhos de Jesus” nas terras dos povos originários, estando com eles; diretamente juntos das mulheres originárias, ensinando-as corte de costura, fabricação de sabão, sabonete, produtos de limpeza em geral dentre outras especiarias. São catequistas, líderes da pastoral da criança e, com testemunho, são grandes orientadoras espirituais; convivendo e rezando longe da realidade urbana elas vivem a santidade”, observou o pré-noviço Thiago De Fascio.

Esta peregrinação representou uma oportunidade valiosa para os formandos entrarem em contato com uma realidade completamente diferente e serem impactados pelas vidas e situações de cada povo indígena visitado. O objetivo final é que esses jovens desenvolvam uma verdadeira vocação missionária, prontos para ajudar aqueles que mais necessitam, “os pobres mais pobres do reino”.

Além das comunidades indígenas, os pré-noviços também visitaram várias presenças salesianas em Rondonópolis, Oratório Filhos de Dom Bosco, Primavera do Leste, Barra do Garças e Poxoréu. Nessas localidades, eles puderam conhecer de perto o trabalho social organizado pelos Salesianos Cooperadores, ampliando ainda mais seu entendimento sobre a missão salesiana na região.

A “Rota Missionária” proporcionou aos pré-noviços uma experiência única de crescimento espiritual e um profundo entendimento da missão salesiana em Mato Grosso.