Início Animação Missionária Delegados Inspetoriais da Animação Missionária da Região Cone Sul se reúnem em...

Delegados Inspetoriais da Animação Missionária da Região Cone Sul se reúnem em Porto Alegre

80
0
Delegados Inspetoriais de Animação Missionária reuniram-se em Porto Alegre. Foto: ANS

(ANS – Porto Alegre) Nos dias 14 a 17 de junho de 2023, aconteceu o Encontro dos Delegados Inspetoriais de Animação Missionária da Região Cone Sul, na cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul. O evento reuniu representantes de nove Inspetorias Salesianas e proporcionou momentos de acolhida, reflexão e partilha em relação às experiências missionárias de cada uma delas.

A abertura do encontro contou com a presença do Padre Sérgio Ramos de Souza, Coordenador Regional da Animação Missionária na Região Cone Sul, que deu as boas-vindas aos participantes. Em seguida, foram proferidas palavras de abertura por meio de videoconferência pelo Conselheiro Geral para as Missões, Padre Alfred Maravilla, e pelos membros do Setor Missões, Padre Reginaldo Cordeiro SDB e Sr. Marco Fulgaro.

Durante os quatro dias de encontro, foram abordados temas de grande relevância para a animação missionária. Dentre eles, destacaram-se: a espiritualidade missionária, a figura do Delegado Inspetorial para a animação missionária, a dimensão intercultural da missão, a dimensão missionária da Pastoral Juvenil Salesiana, a preparação para os 150 anos da 1ª Expedição Missionária Salesiana e o voluntariado missionário salesiano. Além disso, foram tratados assuntos relacionados à caminhada missionária da Região Cone Sul e foram realizadas comunicações do Setor Missões da Congregação.

O encontro contou com a presença dos seguintes delegados: Padre Nguyen Anh Duy (Província Salesiana do Vietnã), Padre Francisco José Chimento (Inspetoria Salesiana São Francisco Xavier, Argentina Sul), Padre José Adrián (Inspetoria Salesiana São José, Uruguai), Walberto Giordano Santos Silva (Inspetoria Salesiana São João Bosco, Brasil-Belo Horizonte), Padre Aldir da Silva (Inspetoria Salesiana Santo Afonso Maria de Ligório, Brasil-Campo Grande), Padre Raimundo Luan Hadney de Luna Gonçalo (Inspetoria Salesiana São Luiz Gonzaga, Brasil-Recife), Padre Rafael Galvão Barbosa (Inspetoria Salesiana Nossa Senhora Auxiliadora, Brasil-São Paulo), Padre Wellington Abreu (Inspetoria Salesiana São Domingos Sávio, Brasil-Manaus) e Padre Sérgio Ramos de Souza (Inspetoria Salesiana São Pio X, Brasil-Porto Alegre).

O encontro regional foi marcado por momentos intensos de animação espiritual, reflexão sobre a missão salesiana e partilha de experiências. Os delegados puderam trocar conhecimentos, fortalecer laços e colaborar para o crescimento das atividades missionárias em suas respectivas Inspetorias.

O evento reafirmou o compromisso das Inspetorias Salesianas da Região Cone Sul com a animação missionária e ressaltou a importância da espiritualidade e da dimensão intercultural na evangelização. Com uma visão voltada para o futuro, os delegados discutiram estratégias e planos para a preparação dos 150 anos da 1ª Expedição Missionária Salesiana, um marco histórico que será celebrado em breve.

Ao final do encontro, os participantes retornaram às suas Inspetorias inspirados e motivados, prontos para impulsionar a missão salesiana e levar esperança e educação aos jovens e comunidades em todo o Cone Sul. A troca de experiências e a colaboração entre as Inspetorias certamente contribuirão para fortalecer e expandir o trabalho missionário salesiano na região.