Início Comunicação Social Curso de formação continuada é realizado em Campinápolis

Curso de formação continuada é realizado em Campinápolis

59
0

 Entre os dias 24 de maio e 29 de junho, os professores e funcionários que atuam na  Escola Estadual Couto Magalhães, em Campinápolis (MT), receberam um curso de formação continuada coordenado pelo diácono José Alves de Oliveira, SDB. A formação foi pautada no Eixo Temático “Diversidade Étnica e Cultural” e contemplou uma realidade específica desse ambiente educativo: a realidade indígena xavante.

A presença significativa de jovens Xavante na escola – cerca de 40% dos alunos matriculados – fez com que os assuntos tratados abordassem aspectos Antropológicos da Cultura, A atual Conjuntura Política indígena, As ameaças que os povos indígenas sofrem em relação ao Agronegócio e Demarcação de suas terras, A comunicação indígena, A educação, A Pedagogia e o estudo da Língua Indígena Xavante.

O diácono José Alves contou com a presença e colaboração dos salesianos padre Eloir Inácio, Bartolomeo Giaccaria, Gildásio Mendes e Georg Lachnitt. O curso teve duração de quatro horas semanais.

“À diretora da escola, Míriam Lagares, coordenação, professores e funcionários, nosso sincero agradecimento pela abertura e possibilidade da Missão Salesiana de Mato Grosso participar desse momento formativo dos educadores. Que, em vista do bem da educação dos jovens, possamos trilhar juntos caminhos e formarmos parcerias que venham somar com a realidade escolar diferenciada do município”, declarou o coordenador do curso.