Início Missões Indígenas Crianças bororo produzem terço com massinha para aprender a rezar o rosário

Crianças bororo produzem terço com massinha para aprender a rezar o rosário

436
0
Crianças aprendem a rezar o terço com massinha de modelar. Foto: Reprodução Facebook

No sábado (01/07), o Grupo da Infância Missionária da Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Meruri realizou um encontro especial com o intuito de ensinar as crianças e adolescentes da etnia Boe-Bororo a oração do rosário. O evento aconteceu na sede da Paróquia e contou com a participação de cerca de 15 jovens entusiasmados em aprender sobre a tradição católica.

Com o objetivo de tornar a experiência ainda mais significativa, as crianças foram convidadas a colocar a mão na massa, literalmente. Utilizando massinha de modelar, cada uma delas se dedicou a confeccionar seu próprio terço de contas. A atividade, além de estimular a criatividade e o trabalho manual, teve como propósito ensinar o significado de cada parte do terço de forma lúdica e interativa.

Durante a dinâmica, as crianças aprenderam sobre a importância das contas do terço e a sequência de orações que compõem a devoção. Cada detalhe foi explicado com cuidado e paciência pelos líderes do grupo, que buscaram transmitir os ensinamentos de maneira adequada à faixa etária dos participantes.

O terço, objeto de devoção utilizado pelos católicos para meditar e rezar, é composto por um conjunto de contas dividido em cinco dezenas, separadas por maiores e menores, além de um crucifixo e uma medalha. Cada conta representa uma Ave-Maria, enquanto as contas maiores representam o Pai Nosso. A oração do rosário é uma forma de contemplar os mistérios da vida de Jesus e da Virgem Maria.

O encontro do Grupo da Infância Missionária foi uma iniciativa que buscou incentivar a vivência da fé e a participação ativa das crianças na comunidade paroquial. Através da construção dos terços com massinha de modelar, as crianças tiveram a oportunidade de aprender de forma divertida e prática sobre a oração do rosário, fortalecendo sua relação com a espiritualidade.

A Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Meruri demonstra mais uma vez seu compromisso com a formação religiosa das crianças, valorizando sua participação e proporcionando um ambiente acolhedor para o aprendizado. Através de atividades como essa, busca-se fortalecer os laços de fé e comunhão, promovendo uma vivência religiosa significativa desde a infância.

O encontro foi marcado por momentos de aprendizado, alegria e integração entre os jovens participantes. Ao final do evento, cada criança pôde levar consigo o terço de massinha que produziu, simbolizando não apenas seu aprendizado, mas também seu compromisso em cultivar a oração em seu dia a dia.

Com a experiência adquirida, espera-se que as crianças e adolescentes da Infância Missionária possam compartilhar seus conhecimentos com suas famílias e amigos, propagando a devoção ao rosário e fortalecendo a fé na comunidade de Meruri. Que essa iniciativa possa inspirar outras paróquias a promover atividades criativas e educativas para despertar o interesse das crianças pela oração e pelos ensinamentos religiosos.