Início Missões Indígenas Comunidade Boe Bororo festeja o tradicional Arraiá do Pemega em Meruri

Comunidade Boe Bororo festeja o tradicional Arraiá do Pemega em Meruri

110
0
As danças de quadrilhas foram um dos destaques da Festa Arraiá Pegama, em Meruri (MT). Foto: MSMT

No último sábado (24/06), a comunidade Boe Bororo se reuniu para celebrar o tradicional “Arraiá do Pemega”, uma festa junina que é um verdadeiro marco cultural para o povo. O evento ocorreu na presença Missionária de Meruri e contou com uma programação repleta de animação e tradição.

A festividade teve início pela manhã, às 8h30, quando o diretor e pároco, Padre Andelson de Oliveira, abençoou a fogueira, dando início aos festejos juninos da noite. O clima de alegria e confraternização tomou conta do local, preparado especialmente para receber a comunidade.

A programação religiosa também marcou presença no evento, com destaque para a Missa Solene de São João Batista, presidida pelo Padre João Bosco Maciel, às 18h, na igreja matriz Sagrado Coração de Jesus. A celebração reuniu os fiéis em um momento de fé e devoção ao santo padroeiro.

As crianças da Infância Missionária abriram o Arraiá com muita animação, apresentando uma dança típica chamada “carimbozinho”. Em seguida, foi a vez das crianças protagonizarem uma encantadora quadrilha junina. Os jovens também mostraram seu talento e estilo na quadrilha estilizada intitulada “Quadrilha Bicho de Pé”, com direito a um emocionante casamento caipira. Para completar, os adultos se divertiram ao som do “quadrilhão do Pemega”.

A gastronomia típica também teve destaque no evento. A Missão Salesiana ofereceu pipoca e chocolate quente, enquanto a escola Sagrado Coração de Jesus serviu deliciosos cachorros-quentes e canjica. O ginásio foi decorado especialmente para a ocasião, criando um ambiente acolhedor e festivo.

A realização do “Arraiá do Pemega” foi fruto do trabalho e empenho de um grupo de mulheres da comunidade, que se dedicaram para garantir a alegria e a tradição da festa. O cacique da Terra Indígena, Osmar Rodrigues Aroenoguaijiwu, também incentivou a celebração, reconhecendo sua importância para a comunidade.

O diretor da presença Missionária, Padre Andelson Dias de Oliveira, ressaltou a relevância dos festejos juninos para a comunidade e a importância de reunir as pessoas para rezar e celebrar a solenidade de São João Batista, o precursor. O Arraiá do Pemega se consolida como um momento especial de união, alegria e valorização da cultura Boe Bororo.