Início Comunicação Social Arcebispo inaugura Mausoléu Salesiano em Campo Grande

Arcebispo inaugura Mausoléu Salesiano em Campo Grande

Dom Dimas Lara presidiu a Santa Missa no dia de finados para inauguração do mausoléu salesiano, no Instituto São Vicente

1155
0
Dom Dimas Lara celebra missa de Finados para inaugurar Mausoléu dos Salesianos em Campo Grande (MS). Foto: MSMT

O Mausoléu onde estão guardados os restos mortais dos salesianos da Inspetoria de Campo Grande passou por uma grande reforma e restauração. O local, que antes era uma sala simples, foi transformado em uma capela, com altar e imagem do Cristo Ressuscitado.

Praça São José

O gramado, em frente à capela, foi transformado em uma praça dedicada a São José. O patrono da Sagrada Família recebeu uma imagem especial no centro do jardim. Além do paisagismo agradável, o local foi decorado com imagens de anjos. O objetivo foi  caracterizar a sacralidade e respeito devidos no espaço dedicado à guarda dos restos mortais dos religiosos que se dedicaram arduamente ao serviço do Reino de Deus.

Missa de Finados

O arcebispo metropolitano de Campo Grande, Dom Dimas Lara Barbosa presidiu a Santa Missa. Concelebraram o diretor do Instituto São Vicente, P. Ademir de Oliveira, os salesianos formadores do curatorium do Pós-noviciado, P. Francisco Cipriano e P. Osmar Bezutte, o diretor da Comunidade Salesiana São Paulo VI, P. Lauro Takaki Shinohara e o reitor da UCDB, P. José Marinoni.

Membros da família salesiana, ADMA e Salesianos Cooperadores, também prestigiaram a celebração, além dos salesianos Pós-noviços, que moram no Instituto São Vicente.

Reforma

O espaço é um local de descanso, onde repousam os corpos dos salesiano falecidos, onde se pode rezar e recordar a vida de sacerdotes e irmãos que doaram a vida no serviço do Reino de Deus, no estilo de Dom Bosco. Segundo o diretor do Instituto São Vicente, já faz algum tempo que os salesianos observaram a necessidade de recuperar o espaço, caracterizando o lugar de memória e homenagens.

Descansam em paz

A Liturgia e a data – dia de finados – foram os mais adequados para essa inauguração. No local já descansam os restos mortais de salesianos ilustres na história da Inspetoria de Campo Grande, como o P. João Pian, primeiro diretor do Colégio Dom Bosco de Campo Grande, P. José Corazza, autor do primeiro livro com a história dos salesianos em Mato Grosso, P. João Falco, criador do Museu das Culturas Dom Bosco, P. Tomás Ghirardelli, grande evangelizador e com fama de santidade, Ir. José Veronezzi, o lendário Mestre ‘Mata Onça’, que fez a alegria de gerações de alunos que passaram pela ‘escolinha’ da Lagoa da Cruz e tantos outros que hoje gozam do ‘Paraíso Salesiano’, prometido por Dom Bosco.