Início Missões Indígenas Adornados e pintados, adolescentes Boe-Bororo recebem a Primeira Eucaristia em Meruri

Adornados e pintados, adolescentes Boe-Bororo recebem a Primeira Eucaristia em Meruri

749
0
Padre Andelson confere a Primeira Eucaristia a adolescente Boe Bororo. Foto: MSMT

Adolescentes da Paróquia Missionária Sagrado Coração de Jesus, em Meruri, receberam a Primeira Eucaristia neste domingo (27/12).

A liturgia do terceiro domingo do Advento, que celebra a alegria pela proximidade do Natal, combinou com a festa da comunidade paroquial. Imensa alegria pela Primeira Eucaristia que os quinze adolescentes Boe-Bororo receberam.

Adornos abençoados

Ainda na véspera, o grupo esteve na capela da Paróquia para a bênção dos adornos usados durante a Santa Missa. Os objetos que significam o gesto solene vivido pelos adolescentes segundo a cultura bororo foram abençoados para comporem o visual de cada um dos jovens no momento de receberem o Corpo de Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo pela primeira vez.

A turma teve o acompanhamento do Tirocinante Roberto Brito dos Santos, sdb que, com empenho e responsabilidade, preparou as crianças para o momento importante de encontro com o Cristo Eucarístico.

Nos passos da Igreja

Durante a homilia o presidente da celebração e diretor da presença salesiana, Padre Andelson Dias de Oliveira, destacou a figura de São Domingos Sávio como modelo de santidade juvenil, na busca por Jesus na Eucaristia e na Reconciliação.

Ao final da celebração, o Tirocinante agradeceu aos familiares dos catequizandos pela oportunidade de acompanhar a turma. Também lembrou a responsabilidade de cada um de testemunhar o amor a Jesus. “Antes vocês viam Jesus só no sacrário, agora vocês estão com Ele dentro do coração de cada um de vocês”, destacou o Tirocinante.

Agradecimentos

A diretora das Filhas de Maria Auxiliadora, Irmã Elza Maria Ribeiro, agradeceu ao Padre Andelson de Oliveira Dias pela oportunidade do trabalho missionário em Meruri -MT com a catequese.  Hoje as Filhas de Maria Auxiliadora residem em São Marcos-MT, contudo, desempenham a pastoral itinerante entre os povos Xavante e Bororo aos finais de semana. A Irmã Véra Andrade e Irmão Tarley Nunes marcaram presença na missa solene de Primeira Eucaristia.