Início Comunicação Social Nota de falecimento – Dom Frederico Heimler

Nota de falecimento – Dom Frederico Heimler

149
0

“Para o salesiano, a morte é iluminada pela esperança de entrar na alegria do seu Senhor. E quando acontece que um salesiano sucumbe trabalhando pelas almas, a Congregação alcançou uma grande vitória”. (C 54)

Com pesar, a Missão Salesiana de Mato Grosso, comunica o falecimento do bispo emérito de Cruz Alta (RS), Dom Frederico Heimler, SDB, ocorrido na madrugada desta quarta-feira, 07, em decorrência de falência múltipla dos órgãos. Dom Frederico tinha 76 anos e residia há quatro anos na comunidade salesiana Paulo VI – em Campo Grande (MS).

Os familiares, amigos e a Família Salesiana realizarão as homenagens a partir das 10h de hoje, na capela da comunidade salesiana do Paulo VI. O bispo sucessor de Dom Frederico em Cruz Alta, Dom Adelar Baruffi, presidirá uma missa de corpo presente nesta quinta-feira, 08, às 8h, na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora. Após a missa, será realizado o sepultamento no cemitério Jardim das Palmeiras (Jardim Seminário). 

História

Natural da Alemanha,  Frederico Heimler chegou ao Brasil como missionário salesiano em 31 de outubro de 1960. Na Inspetoria Salesiana de Campo Grande ocupou as funções de coordenador de pastoral, diretor pedagógico, diretor de comunidade, ecônomo e ecônomo da Inspetoria. Passou pelas comunidades de Campo Grande (Instituto São Vicente, Colégio Dom Bosco e Sede Inspetorial) e de Corumbá (Colégio Santa Teresa). 

Em 1998, foi eleito bispo coadjutor da diocese de Umuarama (PR), onde realizou o seu serviço pastoral durante quatro anos. Em 2002, foi transferido para Cruz Alta (RS), local em que permaneceu por 12 anos. 

Por motivos de saúde, em 11 de junho de 2014, o Papa Francisco aceita a sua renúncia como bispo e ele é transferido para a comunidade salesiana do Paulo VI, em Campo Grande.

“Pedimos orações pelo descanso eterno deste nosso irmão salesiano Bispo e bom missionário filho de Dom Bosco. Dai-lhe Senhor o descanso eterno e a Luz perpétua o ilumine”, declarou o Inspetor da Missão Salesiana Mato Grosso/Inspetoria Salesiana de Campo Grande, Pe. Gildásio Mendes, SDB.