Início Comunicação Social Jornada Salesiana da Juventude – uma sinfonia entre fé e arte

Jornada Salesiana da Juventude – uma sinfonia entre fé e arte

27
0

Inspirados no Evangelho e iluminados pelo Espírito Santo, vivemos experiências que nos fascinam a ponto de professarmos uma fé que não separa mente e coração, e nos coloca por inteiro dentro de um mistério a ser vivido, contemplado e testemunhado para os outros.

Os jovens são mais receptivos diante de “uma narrativa de vida” que traduz a beleza e a verdade de suas experiências com Deus. O retorno às Escrituras favorece o aprofundar e o conhecimento da pessoa de Cristo, da Sua vida e da Sua humanidade.

Nenhuma outra fase da nossa vida é tão cheia de vitalidade como a juventude; até parece um vulcão em erupção, as emoções estão à flor da pele e desejam se expressar. A arte, uma das mais belas formas de expressarmos o que se passa em nosso interior, pode ser representada de várias formas. Num encontro com os artistas, na Capela Sistina, em 21 de novembro de 2009, o Papa Bento XVI ressaltou a ligação entre Deus e a beleza. Declarou que a beleza “pode converter-se em um caminho para o transcendente para o mistério último, para Deus”.

Destacou, por isso que os artistas têm necessidade de Deus, e que a lgreja tem necessidade da arte para evangelizar. A beleza, como a verdade, é o que infunde alegria no coração dos homens, é aquele fruto precioso que resiste ao desgaste do tempo, que une as gerações e as faz comunicar na admiração.

A arte, os ritos, as celebrações, a música, expressões corporais, danças, tudo se reflete numa alegria que contagia, e faz o jovem querer estar cada vez mais próximos de Deus, vivenciando sua Palavra em atitudes e sentimentos, por isso devem ser constantemente motivadas, falando a linguagem deles, através de experiência, que refletem esse entusiasmo e alegria juvenil.

O Papa Francisco destaca a importância de momentos celebrativos, de beleza e significados na sua Encíclica Evangelli Gaudium, nº 262: “Sem momentos prolongados de adoração, de encontro orante com a Palavra, de diálogo sincero com o Senhor, as tarefas facilmente se esvaziam de significado, quebrantamo-nos com o cansaço e as dificuldades, e o ardor apaga-se. A Igreja não pode dispersar o pulmão da oração, e alegra-me imensamente que se multipliquem, em todas as instituições eclesiais, os grupos de oração, de intercessão, de leitura orante da Palavra, as adorações perpétuas da Eucaristia”.

 

Jornada Salesiana da Juventude – A Festa

A Jornada destina-se aos jovens das presenças salesianas (de 16 a 25 anos), católicos, pertencentes aos grupos da Articulação da Juventude Salesiana (AJS), vocacionados e à Família Salesiana. “Por meio da Jornada Salesiana da Juventude – A Festa busca-se proporcionar que os jovens vivam e compreendam a dimensão da fé e da mensagem cristã em toda sua beleza, na convicção de que “a alegria do Evangelho enche o coração e toda a vida” (Papa Francisco), partilhar o Evangelho de Cristo e a vivência dos jovens no nosso contexto católico atual”, detalhou o Delegado Inspetorial para a Pastoral Juvenil Salesiana, Pe. Wagner Luís Galvão, sdb.

Data: 07 a 09 de setembro

Local: Colégio Salesiano Dom Bosco – Campo Grande