Início Comunicação Social Encontro dos Salesianos Irmãos é realizado em Jaboatão dos Guararapes

Encontro dos Salesianos Irmãos é realizado em Jaboatão dos Guararapes

28
0

Durante os dias 1 a 5 de novembro, estiveram reunidos em Jaboatão dos Guararapes (PE), 31 salesianos irmãos, representando as seis inspetorias dos Salesianos de Dom Bosco do Brasil.

Durante os dias 1º a 5 de novembro, estiveram reunidos em Jaboatão dos Guararapes, PE, 31 salesianos irmãos representando as seis inspetorias dos Salesianos de Dom Bosco do Brasil.

O encontro iniciou com a Santa Eucaristia, na noite de 1º de novembro, presidida pelo salesiano padre João Carlos, que partindo do Evangelho do dia (Lucas 13,22-30), convidou os presentes a perceberem as portas largas que podem estar presentes na vida de cada um, tais como as comodidades e a tentação do clericalismo.

No segundo dia, 2 de novembro, a Eucaristia foi presidida pelo salesiano padre Herison Leandro, durante a qual cada salesiano teve a oportunidade de fazer memória dos salesianos falecidos de suas respectivas inspetorias. Durante toda a manhã, os salesianos irmãos, assessorados pelo frade capuchinho Thiago, refletiram sobre a vida religiosa consagrada, os desafios que a vocação do religioso irmão enfrenta na Igreja e em suas próprias ordens e congregações. No final da manhã, foi visto um vídeo de saudação do Reitor-mor aos participantes do encontro. Os irmãos aplaudiram as palavras dele, especialmente quando lhes disse que o seu testemunho, a alegria de serem salesianos leigos, é a maior pastoral vocacional. Gostaram também de ouvi-lo dizer que a vocação do salesiano leigo não está em crise.

No dia 3 de novembro, a Eucaristia foi presidida pelo salesiano padre Nivaldo Pessinatti, inspetor do Nordeste, e contou com a participação de 12 jovens vocacionados da Inspetoria local. Durante a manhã, o frei Thiago deu continuidade ao trabalho através de dinâmicas e reflexões referentes ao ser religioso irmão na Igreja e a vocação do salesiano irmão, onde como gesto concreto foi escrita uma carta a ser enviada ao Reitor-mor sobre como dar uma maior visibilidade à vocação do salesiano irmão na Congregação.

Durante todo o dia 4, os salesianos irmãos confraternizaram na bela Porto de Galinhas, um dos destinos turísticos mais conhecidos e visitados de Pernambuco. Por fim, no dia 5, os salesianos retornaram às suas Inspetorias de origem.

Fonte: Nordeste Hoje