Você está em:    Home      Notícias      Dia a Dia Salesiano      Dicastério da Comunicação divulga cartaz da Estreia 2023

Dicastério da Comunicação divulga cartaz da Estreia 2023

25 de novembro de 2022

(ANS – Roma) – Nesta quinta-feira (24/11), o dicastério para a Comunicação Salesiana divulgou os dois pôsteres selecionados pelo Reitor-Mor, P. Ángel Fernández Artime, para ilustrar a mensagem da Estreia 2023: “COMO FERMENTO NA FAMÍLIA HUMANA HOJE. A dimensão laical da Família de Dom Bosco”. A escolha de animar a Família Salesiana com dois cartazes diferentes é, portanto, renovada para o próximo ano, pois as ilustrações são capazes de representar bem o tema proposto, cada uma realçando diferentes ideias, expressões, estilos. O primeiro dos dois pôsteres é trabalho do Sr. Nuno Quaresma, membro do Setor de Comunicação Social da Inspetoria “Santo Antônio”, de Portugal, e expressa a autenticidade e vivacidade da Família Salesiana, de ontem e de hoje, a serviço dos jovens de todo o mundo.

A proposta da ilustração se inspira na dimensão afetiva e familiar que uniu Dom Bosco e Mamãe Margarida aos meninos acolhidos no Oratório de Valdocco.

Ao apresentar o cartaz por ele projetado, o artista também explicou os detalhes e os significados da ilustração: 

“Representa, alegoricamente, a coragem humilde e amorosa com que, apesar dos recursos limitados, foi construída uma Casa, onde a ligação filial com o Fundador, o amor e a fé em Deus, a confiança mútua, a fraternidade e a alegria, foram terrenos férteis para uma comunidade que nunca parou de crescer. A simplicidade da comida preparada, em primeiro plano, e a austeridade dos que servem à mesa, à direita da imagem, evocam o milagre dos cinco pães e dos dois peixes.”

Na imagem, Dom Bosco, Pai e Mestre, conduz e organiza os jovens, que têm fome e precisam de um pastor que os apoie na busca do dom da solidariedade, do zelo amoroso pelas pequenas tarefas e pelo pão compartilhado da autoconsciência, como um bom fermento que os ajude a crescer e torne maior e mais saboroso o “pão da Família Humana”.

Em segundo plano, as roupas penduradas para secar, misturando-se com a paisagem e o restante do cenário, simbolizam todos os que, embora não visíveis, compõem essa grande família.

A luz evidenciada na imagem do lado direito, lembra-nos que tudo o que é profundamente humano está imbuído pelo brilho Divino.

Tanto este pôster quanto o outro estão disponíveis em formato digital nesta página, nas seis línguas oficiais da Congregação Salesiana. Para edições em outros idiomas, é disponível o arquivo editável.

O segundo desenho desenvolvido como pôster para a Estreia de 2023 apresenta cem personagens ricos em detalhes e expressões. A obra é de autoria do artista espanhol Agustín de la Torre, Salesiano Cooperador e Professor. O autor demonstra o forte desejo de refletir em sua obra artística, toda a fecundidade e extensão da Obra de Dom Bosco no mundo, em comunhão com a proposta do Reitor-Mor, P. Ángel Fernández Artime, ao propor o tema para a Estreia 2022: “COMO FERMENTO NA FAMÍLIA HUMANA HOJE. A dimensão laical da Família de Dom Bosco.”

O artista explicou que a composição apresenta cem personagens diferentes. No centro está Dom Bosco, rodeado por algumas figuras emblemáticas da espiritualidade salesiana, mui facilmente reconhecíveis: Mamãe Margarida, Madre Mazzarello, Domingos Sávio, P. Miguel Rua, Laura Vicuña…, bem como o atual Reitor-Mor, a Madre Geral das FMA, até o mais recente Salesiano Santo, Irmão Artêmides Zatti.

“Todos eles olham alegremente para a frente – como Dom Bosco costumava dizer – e olham o espectador que também faz parte deste belo projeto, da massa que cresceu, através do fermento da espiritualidade salesiana e do Sistema Preventivo. Nas cores das roupas e da pele de cada pessoa, há também a universalidade do Carisma Salesiano, rico, em sua diversidade, de positividade, de criatividade e – claro – de Evangelho”.

Segundo de la Torre, todos os personagens expressam plenamente o lema “fermento na família humana”, que cresceu e continua a ser alimento para a Família Salesiana hoje, especialmente quando se detém o olhar para a diversidade de cada pessoa representada. Como destaque, um olhar afetuoso para crianças, adolescentes, jovens, adultos, homens e mulheres, missionários e religiosos de todo o mundo, que, graças ao zelo artístico do autor, estão ali retratados, acompanhados por vários elementos que expressam a salesianidade.

“Reitero a minha alegria por ser mais uma vez um dos autores do cartaz da Estreia – conclui Agustín de la Torre – . Expresso, por meio da minha arte, a minha felicidade e gratidão a Dom Bosco”.

Comments

comments

Comente!

Contato

  • +55 67 3312 6400
  • Rua Pe João Crippa, 1437
  • CEP 79002-390 - Campo Grande, MS