Início Comunicação Social Cursos de Farmácia e Medicina Veterinária do Unisalesiano estão entre os melhores...

Cursos de Farmácia e Medicina Veterinária do Unisalesiano estão entre os melhores do Brasil

50
0

O Unisalesiano de Araçatuba conquistou nota máxima, 5, no CPC (Conceito Preliminar de Curso) do MEC (Ministério da Educação) em dois cursos: Farmácia e Medicina Veterinária. Em ambos os cursos, o Unisalesiano está entre as sete instituições de ensino superior mais bem conceituadas do Brasil e as três no Estado de São Paulo, sendo a única na região Noroeste Paulista a obter esse feito.

Vale ressaltar que, em todo o país, são mais de 560 cursos de Farmácia e mais de 300 de Medicina Veterinária avaliados pelo MEC. Diante desse cenário, o Unisalesiano é tido como uma das melhores universidades do Brasil.

Os coordenadores de Medicina Veterinária, Sheila Cardoso Ribeiro e Rafael Cipriano, afirmam que o resultado é reflexo do trabalho realizado desde a implantação do curso, em 2012, o que engloba o cuidado com o conteúdo, preocupação de docentes, coordenadores e reitores com aprendizagem, atualização, além do comprometimento de mestres e alunos. Na avaliação dos coordenadores, a seriedade dos futuros veterinários resultou na avaliação positiva.

Por sua vez, a coordenadora de Farmácia, Ana Carolina Lima Frade Gomes, destaca a formação específica para o futuro profissional farmacêutico e também a formação humanística, crítica e reflexiva. Para garantir essa formação, o curso oferece aulas teóricas e práticas, estágios, discussão de casos clínicos, desenvolvimento de projetos, visitas técnicas e atividades complementares, como as de extensão na comunidade, com foco na formação integral do acadêmico.

“Tiveram também importantes investimentos em infraestrutura, como a instalação da Farmácia-Escola e do Laboratório de Análises Clínicas, além de outros laboratórios destinados às aulas práticas terem sido equipados com novos aparelhos”, completou.

Segundo o Pró-reitor Acadêmico, André Ornellas, o que mais chama a atenção é que os alunos do Unisalesiano se preocupam e cobram pelo bom aprendizado. “Para que isso aconteça, temos investido em treinamento, capacitação de professores, não só com mestrado e doutorado, mas também com capacitação de novas metodologias, mudando a forma de ensinar, aliando a técnica tradicional com as tendências tecnológicas”, destacou.

Por fim, o Reitor da instituição, Pe. Luigi Favero, lembrou que somente 17% das instituições de ensino superior do Brasil ganharam nota 4 no IGC (Índice Geral de Cursos). O restante, 66,7%, obtiveram nota 3. “E nós estamos entre os 17%”.

Ele afirma que muitos fatores contribuíram para esse feito: aprendizagem dos alunos, desempenho e titulação dos professores, a estrutura e organização da instituição, entre outros.

“Estou muito feliz pelo grande resultado. Existe um grande crescimento. Aqui não se trata de ideia, azar ou sorte. É tudo matemático, baseado em conceitos técnicos. É um crescimento contínuo que nos levou até aqui. Não é por acaso que o Unisalesiano venceu a concorrência para conquistar o curso de medicina em Araçatuba”, comentou o reitor, ao frisar que a instituição está se aproximando do conceito geral 5. “Se Deus quiser, no próximo ano, vamos chegar lá porque estamos trabalhando para isso.” 

Comunicação/Unisalesiano Araçatuba