Início Comunicação Social 10 de dezembro: celebração da Declaração Universal dos Direitos Humanos

10 de dezembro: celebração da Declaração Universal dos Direitos Humanos

37
0

Mais de 800 milhões de pessoas passam fome no mundo; 57 milhões de crianças em idade escolar não vão à escola; milhões de pessoas na Síria, Iraque e República Centro-Africana foram obrigadas a deixarem suas casas devido à guerra. Torturas, desaparecimentos, estupros, ataques contra civis. A diferença entre ricos e pobres aumentou. Este é o mundo que nos depara à frente na celebração do 66° aniversário da Declaração Universal dos Direitos Humanos, que será celebrado em 10 de dezembro.

“É uma pena que nos lembremos dos direitos fundamentais somente uma vez por ano, quando há outros 364 dias para continuar a exigir que eles sejam respeitados”, diz Ana Muñoz, porta-voz da Procuradoria Missionária Salesiana, de Madri, Espanha.

Esse foi um ano especialmente difícil para a área dos Direitos Humanos. As guerras na Síria, República Centro-Africana ou Sudão do Sul deixaram milhões de pessoas sem proteção; e a epidemia do Ebola manifestou toda a falta de empenho pelos pobres.

Os salesianos trabalham em 133 países do mundo, lutando pela defesa e proteção dos mais vulneráveis. Crianças e jovens periclitantes são uma das suas prioridades: “Dar-lhes educação e formação de qualidade é o nosso modo de ajudá-los a sair da pobreza”, explica Muñoz. Seja como for os salesianos trabalham também para fortalecer o papel das mulheres na sociedade, para melhorar o acesso aos cuidados sanitários e nas situações de emergência, “como na Síria, República Centro-Africana e nos países atingidos pelo Ebola, ou seja, Serra Leoa, Guiné Conacri, Libéria”, prossegue Muñoz.

A Declaração Universal dos Direitos Humanos é uma garantia para todas as pessoas pelo simples fato de existir. Entretanto pode-se ver cada dia como esses direitos são violados por governos que não propiciam a proteção necessária e que não apostam fortemente neles. Por isso, a Procuradoria Missionária Salesiana de Madri, por ocasião do Dia dos Direitos Humanos, pede aos governos e à comunidade internacional um verdadeiro empenho pelos Direitos Fundamentais e uma proteção maior pelos mais vulneráveis.
Fonte: Boletim Salesiano