Início Comunicação Social UCDB passa a oferecer dois novos programas de Doutorado em 2016

UCDB passa a oferecer dois novos programas de Doutorado em 2016

27
0

O Ministério da Educação, por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), aprovou dois novos programas de doutorado da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) nas áreas de Biotecnologia e Desenvolvimento Local. Com a medida, todos os programas Stricto Sensu da Católica passam a oferecer tanto o Mestrado quanto Doutorado, mostrando o crescimento em qualidade da Instituição. As novas turmas terão início em 2016.

Para o Reitor da UCDB, Pe. Ricardo Carlos, a Instituição, o Estado e a população de Mato Grosso do Sul e da região Centro-Oeste serão beneficiados com os novos doutorados. “Esses dois doutorados completam o quadro de cinco doutorados na nossa Universidade e, acima de tudo, é a coroação dos esforços e dos trabalhos de toda a comunidade acadêmica, de modo particular, os nossos professores e pesquisadores envolvidos na pós-graduação Stricto Sensu. Os dois programas vêm referendar aquilo que é um dos papéis da Universidade: a pesquisa, e apresentar todas essas investigações, todas essas cientificidades para a própria sociedade em vista de bem comum”, avaliou.

A Católica já oferecia os programas de Mestrado e Doutorado em Educação, em Psicologia e em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária.

Biotecnologia

No Programa de Pós-graduação em Biotecnologia — Mestrado e Doutorado, as linhas de pesquisa abrangem Bioprospecção de princípios ativos, genes, promotores e vetores de expressão; Biotecnologia aplicada à agroindústria; e Biotecnologia aplicada à saúde humana e animal. Serão ofertadas dez vagas por seleção. O primeiro processo seletivo acontecerá já no próximo semestre (2016A), para início das aulas em 2016B.

“Este é o único programa de pós-graduação em Biotecnologia de Mato Grosso do Sul e um dos três da região Centro-Oeste”, destacou o coordenador do Programa, professor Dr. Cristiano Marcelo Espinola Carvalho.

Conforme explicou, a aprovação do Doutorado poderá ampliar a qualificação e formação de recursos humanos, além de incrementar a produção tecnológica na área de Biotecnologia, consolidando a cultura de transferência de conhecimento biotecnológico das universidades para o setor produtivo, não só no Estado como no Centro-Oeste. “Outro ponto positivo que identificamos é a possibilidade de fortalecer as redes de cooperação intra e interinstitucional em prol do desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação em MS, face ao ambiente de inovação que o Estado está fomentando”, avaliou o docente.

Desenvolvimento Local

Um dos cursos mais antigos de pós-graduação Stricto Sensu da UCDB, o programa de Desenvolvimento Local passa a oferecer o Doutorado com as linhas de pesquisa Cultura, identidade e diversidade na dinâmica territorial; e políticas públicas e dinâmicas de inovação em desenvolvimento territorial.

A coordenação do programa é do professor Dr. Heitor Romero Marques. Segundo ele, serão ofertadas nove vagas já a partir do primeiro semestre de 2016. Assim como o Mestrado, o Doutorado na área de Desenvolvimento Local em contexto de territorialidades é inédito.

“Queremos formar profissionais capazes de ultrapassar os limites do conhecimento disciplinar, para atuar em  processos de desenvolvimento local em contexto de territorialidades, mediante ações competentes, inovadoras e ajustadas às especificidades territoriais, na perspectiva de um mundo em rede”, disse Heitor. “O profissional é preparado mediante visão complexa e sistêmica do mundo, comportamento ético e uma formação científico-tecnológica, humanística, socioeconômica e política do desenvolvimento para compreender e atuar com as especificidades da estrutura e dinâmica socioambiental dos diferentes territórios”.

Os egressos do programa podem trabalhar como pesquisador, professor, interlocutor social ou gestor de políticas públicas, programas e projetos de desenvolvimento local ou regional.

Mais informações sobre a UCDB podem ser obtidas pelo telefone (67) 3312-3300.

Silvia Tada/UCDB