Início Comunicação Social Termo de compromisso para criação do curso de Medicina será assinado na...

Termo de compromisso para criação do curso de Medicina será assinado na próxima semana

23
0

capa-internaUma entrevista coletiva foi realizada no Auditório Papa Francisco, no Unisalesiano Araçatuba, e tornou-se um grande evento com a presença de membros da Reitoria, coordenadores, professores e alunos que lotaram o auditório. Também estavam presentes o Prefeito de Araçatuba, Aparecido Sério da Silva, o vice-prefeito, Carlos Hernandez, e todo o secretariado municipal, além dos representantes da Santa Casa de Araçatuba: o diretor clínico, Sérgio Smolentizov, e o coordenador da Residência Médica, Rafael Saad.

Pe. Luigi iniciou o encontro com um momento de oração e depois falou sobre “o longo caminho” que o Unisalesiano percorreu até ser o vencedor da concorrência para a criação do curso de Medicina em Araçatuba. Ele lembrou que antes do início do processo envolvendo as instituições de ensino superior, a própria cidade de Araçatuba teve que concorrer com cerca de 300 municípios brasileiros que também queriam sediar uma faculdade de medicina. Desse total, foram escolhidas 37 cidades – entre elas, Araçatuba – que apresentaram as condições estruturais para a criação dos cursos de Medicina.

O prefeito de Araçatuba, Aparecido Sério da Silva, discursou em seguida, dizendo que considera a criação curso em Araçatuba a grande obra de sua administração. Em seguida, Pe. Luigi falou aos presentes sobre os próximos passos para o início do funcionamento do curso de Medicina: na próxima semana, ele e o Pe. Gildásio Mendes dos Santos, presidente da Missão Salesiana de Mato Grosso – mantenedora do Unisalesiano – estarão em Brasília para assinar o termo de compromisso no Ministério da Educação e depositar um milhão de reais em caução para a instalação do curso.

Depois, no dia 18 de outubro, todas as mantenedoras e reitorias das instituições escolhidas vão participar de uma solenidade no MEC, em Brasília, para assinar publicamente o termo de compromisso. Em seguida, comissões do MEC farão visitas in loco nas instituições para averiguar o cumprimento das exigências para a criação dos cursos. Assim, o Unisalesiano dependerá apenas da visita do MEC para marcar a data do primeiro vestibular. Pe. Luigi prevê o início do curso para o segundo semestre de 2017.

Fernando Sávio – Unisalesiano Araçatuba