Início Comunicação Social Tem início Congresso Internacional de Pedagogia Salesiana

Tem início Congresso Internacional de Pedagogia Salesiana

29
0

Teve início na tarde de quinta-feira, 19 de março, o Congresso Internacional de Pedagogia Salesiana, promovido pelo reitor-mor dos salesianos, padre Ángel Fernández Artime, como significativa homenagem a Dom Bosco, no seu Ano Bicentenário, e ao Sistema educativo por Ele deixado como herança. O tema dos trabalhos é: “Com Dom Bosco, educadores dos jovens do nosso tempo”. Todo o congresso será transmitido ao vivo ‘streaming’ para permitir a participação a quantos não puderam estar fisicamente presentes.

Participam do evento, organizado pela Universidade Pontifícia Salesiana (UPS), de Roma, mais de 300 pessoas, dentre esses muitos Salesianos e Filhas de Maria Auxiliadora, além de membros de outros grupos da Família Salesiana: Ex-alunos/as, Voluntárias de Dom Bosco, Irmãs Missionárias de Maria Auxílio dos Cristãos, Irmãs ‘Miguelitas’, Irmãs Filhas da Realeza de Maria Imaculada – e muitos leigos: alunos da Universidade Pontifícia Salesiana  e de outros ateneus salesianos, estudiosos e apaixonados por Pedagogia.

A saudação de abertura do evento foi feita pelo reitor-mor, padre Ángel Fernández Artime, logo depois da apresentação das finalidades e das modalidades inerentes ao Congresso.

Após a apresentação do reitor-mor, iniciará imediatamente a primeira sessão do encontro, na qual a partir da escuta e confronto da realidade atual, tentará delinear os desafios e as necessidades educativos de hoje. As atividades da sessão, moderadas pelo padre Fábio Attard, conselheiro Geral para a Pastoral Juvenil Salesiana,poderão ser vistas aqui.

Nesta sexta-feira, 20 de março, será um dia denso de atividades, com duas sessões de trabalho, ambas na UPS (Universidade Pontifícia Salesiana), de Roma. Pela manhã, os trabalhos serão coordenados pelo padre Carlo Nanni, reitor magnífico da UPS, e focalizarão a contribuição do Sistema Preventivo à Educação hoje. Poderá ver os trabalhos, em ‘streaming’, aqui.

De tarde, sob a guia da conselheira para Pastoral Juvenil das FMA, irmã Runita Borja, serão analisadas as respostas que o Sistema Preventivo oferece à Educação de rapazes e jovens em situação de marginalização nos diversos contextos sociais. Nesse sentido serão apresentadas quatro ‘boas práticas’ desenvolvidas com e para os jovens, nas periferias da África, América Latina, Ásia, Europa. Também esta sessão será transmitida em streaming, aqui.

A última sessão, na manhã de sábado, 21, novamente no Salesianum, tratará ao invés das temáticas da formação e da capacitação pedagógica requeridas para ser educadores dos jovens de hoje, segundo o espírito de Dom Bosco. A sessão – visível aqui – será conduzida pela irmã Pina del Core, FMA, diretora Acadêmica da Faculdade Auxilium, e se fechará pela fala da madre geral das FMA, irmã Yvonne Reungoat.

InfoANS