Início Comunicação Social São Francisco de Sales e o acompanhamento espiritual

São Francisco de Sales e o acompanhamento espiritual

70
0

(ANS – Roma) – No quarto e penúltimo vídeo da série promovida pelo Setor para a Formação da Congregação Salesiana, que tem como objetivo de manter viva a atenção das comunidades sobre São Francisco de Sales, por ocasião do quarto centenário de sua morte, focamos em um aspecto central de seu ministério, mas também um aspecto fundamental para a formação e a missão salesiana hoje: o acompanhamento espiritual.

São Francisco de Sales foi um dos maiores mestres desta arte na história da Igreja e Dom Bosco, ao doá-lo a seus filhos espirituais, como modelo e fonte de inspiração, certamente abriu um caminho extremamente frutífero, no qual quem o imita torna-se também perito na arte do acompanhamento, em benefício dos jovens a quem é enviado.

O P. Michele Molinar, Vigário Inspetorial e Delegado para a Formação da Circunscrição Especial Piemonte e Valle d’Aosta (ICP), que acompanha os espectadores nesta série dedicada a São Francisco de Sales, neste quarto vídeo cita André Ravier, um dos os mais atentos biógrafos de Francisco, que em poucas linhas oferece uma síntese admirável de São Francisco como guia das almas: “Durante este nosso trabalho fomos tocados por uma lei fundamental essencial da correspondência de Francisco de Sales: para ele não há direção espiritual se não houver amizade, ou seja, intercâmbio, comunicação, influência recíproca. Com certeza, ele jamais renuncia à autoridade da qual deve gozar como bispo, confessor e conselheiro. A essa autoridade, ele permanece sempre humilíssimo e humaníssimo e ousaria dizer terníssimo; e caminha dando passo após passo, sabendo que só Deus age no coração do homem e da mulher e que só o espírito dá eficácia às palavras do pastor. Busca, questiona, sofre, espera e reza e sente-se plenamente à vontade quando forma um só coração, uma só alma, quando é um só espírito com o seu correspondente”.

Assim como nos três vídeos anteriores – O homem explicado por DeusA gentileza salesiana; e Francisco de Sales e as suas Filoteias – A apresentação deste tema pelo P. Michele é intercalada com a leitura de algumas passagens de São Francisco de Sales ou de seu biógrafo Ravier. O vídeo tem duração de 17’38” e foi produzido para ser usado como ferramenta de animação nas comunidades durante o tempo dedicado à leitura espiritual ou à “boa noite”.

Assim como os vídeos anteriores, o original em italiano é também narrado nos outros idiomas fundamentais: vídeo ITvídeo ENvídeo ESvídeo FRvídeo PT (para serem assistidos e baixados nos respectivos links).

O vídeo dublado em português pode ser visto no link abaixo:

Os interessados ​​no texto podem descarregá-lo nos seguintes links: Texto ITtexto ENtexto EStexto FRtexto PT.

O Setor de Formação também lembra que a conferência internacional “São Francisco de Sales: Posteridade – Espiritualidade – Pedagogia” ocorrerá de sexta-feira, 18, a domingo, 20 de novembro, na UPS.

Para acessar as informações completas: https://www.facebook.com/francescodisales2022