Início Comunicação Social Salesianos recebem Cruz Missionária neste domingo

Salesianos recebem Cruz Missionária neste domingo

43
0

Pela 146ª vez, será realizada na Basílica de Maria Auxiliadora, em Turim, na Itália, neste domingo, 27 de setembro, o rito de entrega da Cruz Missionária e do mandato aos missionários salesianos e da Família Salesiana. A cerimônia ocorre após 25 dias de curso de orientação e vários anos de caminhada de discernimento sobre a própria vocação missionária.

Foram oferecidos aos missionários, durante o curso de orientação, numerosos tópicos para inserir-se de forma eficaz nas realidades de missão: ser humildes e pacientes, dispostos a ouvir, felizes no serviço, mantendo especialmente uma intensa vida espiritual… Nesta perspectiva, o Reitor-Mor dos salesianos, padre Ángel Fernández Artime, encontrando-se recentemente com os missionários, em Valdocco, recordou-lhes um aspecto: “Existe por vezes um risco: o de pensar que nos tornamos salesianos para fazer alguma coisa… Somos – ao invés – salesianos para poder viver e partilhar a nossa vida com as pessoas: mais do que fazer, ser”.

Um dos salesianos missionários que domingo será mandado para o Camboja, na Ásia, comentou: “Gostaria de revirar a pergunta ‘Por que desejo ser missionário?’ por esta: ‘Por que Deus me chamou a ser missionário?’. E para mim então a resposta seria: ‘Deus é amor e enquanto tal quer que eu vá e seja participante desse amor com as pessoas a que me envia!’”.

A solene concelebração Eucarística, que será presidida pelo padre Francesco Cereda, vigário do Reitor-Mor, será transmitida ao vivo pela emissora televisiva ‘satelitar’ Telepace.

A dimensão missionária faz parte constitutiva da Congregação e da Família Salesiana. Observou-se que à morte de Dom Bosco cerca de um quinto dos seus filhos espirituais estavam empenhados nas missões salesianas na América Latina.

InfoANS