Início Reitor Mor Reitor-mor destaca trabalho salesiano na obra social Cidade Dom Bosco em Corumbá

Reitor-mor destaca trabalho salesiano na obra social Cidade Dom Bosco em Corumbá

318
0
Cardeal Ángel Artime encontra-se com a juventude salesian em Corumbá. Foto: P. Marcelo Fujimura

Dezenas de crianças e jovens acolheram efusivamente a chegada do Cardeal Ángel Fernández Artime à Cidade Dom Bosco na tarde deste sábado (09/03), em Corumbá. Ao som do Hino da Cidade Dom Bosco, o Reitor-mor salesiano foi abraçado carinhosamente pelos pequenos, que o aguardavam. “Quando cheguei e fui abraçado, senti o calor e afeto dessas crianças. Mais do que tudo, senti os irmãos que foram pioneiros e que fizeram o mesmo que Dom Bosco (referindo-se ao Padre Ernesto Saksida ao ser perguntado), tanto que ajudaram aqueles que precisavam mais, ou seja, as crianças que tinham menos possibilidades. Então, para um salesiano, isso tudo aqui é um orgulho, pois encontramos as crianças mais fortes. É um legado, testemunha das nossas figuras. Todas essas obras sociais que temos, são importantes, pois ajudam as primeiras necessidades, para contar com a promoção social, humana e herdar todas essas garantias”, disse o cardeal Ángel Fernández.

Um presente para o povo corumbaense

Para o administrador apostólico, Dom Francisco Biasin, que esteve na recepção ao Cardeal Salesiano, Dom Ángel Artime agora é um colaborador do papa Francisco, mencionaando a relevante história e importância da obra social Dom Bosco.  “A presença do cardeal é importante, pois tem muitos sentidos. Ele foi chamado pelo papa a ser colaborador dele e fazer parte do colégio cardinalíssimo. Quando o papa, caso renuncie ou seja chamado por Deus, o cardeal poderá ajudar a eleger o novo papa ou até mesmo ser o papa. Mas, o mais importante que ele é o reitor-mor dos Salesianos. É impossível não compreender a história da nossa terra, da nossa cidade sem a presença salesiana que aconteceu antes mesmo da Formação da Diocese de Corumbá, no campo da educação, formação humana, cristã, gerações e gerações estão há 125 anos aqui”, avaliou o bispo.

Para Fernando Melgar, coordenador geral da obra social da Cidade Dom Bosco, a presença do cardeal Ángel Fernández Artime é de extrema alegria para a comunidade. “Nós o recebemos com grande carinho, ele é o sucessor de Dom Bosco, aquele que continua a presença salesiana viva entre nós, então, entendemos que é sim, a presença de Dom Bosco entre nós. Ele traz alegria, entusiasmo, carinho e esperança para que a gente siga o nosso trabalho”, disse Fernando. Atualmente, a Cidade Dom Bosco atende 500 crianças entre projetos sociais e qualificação. Além disso, na Escola Dom Bosco, são cerca de 2 mil estudantes.

Cidadão corumbaense

O reitor-mor da Congregação Salesiana recebeu o Título de Cidadão Corumbaense, condecoração concedida pelo Poder Legislativo Municipal.  “Sua presença em nossa cidade é um verdadeiro presente para todos nós. Como vereador, sinto-me emocionado por receber um líder religioso tão ilustre, cujo trabalho tem impactado positivamente inúmeras vidas ao redor do mundo”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Corumbá, Ubiratan Canhete de Campos Filho, Bira.

Com informações: Diário Corumbaense