Início Reitor Mor Autoridades civis e militares recebem o Cardeal Ángel Artime em Corumbá

Autoridades civis e militares recebem o Cardeal Ángel Artime em Corumbá

308
0
Dom Ángel é recebido com cerimônia cívico-militar no aeroporto de Corumbá. Foto: P. Marcelo Fujimura

O Reitor-mor salesiano, cardeal Ángel Fernández Artime, chegou a Corumbá logo nas primeiras horas da manhã deste sábado (09/03). A recepção no Aeroporto Internacional, teve uma cerimônia cívico-militar e a entrega do título “Hóspede de Honra”.

Cerimônia com autoridades

Estiveram presentes o prefeito Marcelo Iunes; o bispo Emérito, Dom Francisco Biasin, que também é Administrador Apostólico da Diocese; o padre João dos Santos Barbosa Neto, reitor do Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora e diretor de Pastoral do Colégio Santa Teresa, e outras autoridades civis, militares e religiosas.

A visita do reitor-mor dos Salesianos e 10º Sucessor de Dom Bosco a Corumbá celebra os 125 anos da presença Salesiana no município. “Sinto-me, como irmão, amigo. É verdade que os pais de famílias, avós tiveram contato com os salesianos nesses 125 anos. Gosto de dizer, andando pelo mundo, já visitei mais de 120 países, que nós salesianos Dom Bosco, família salesiana, chegamos com a vocação de dar o que somos, ajudar a educar os jovens, a dar sentido na vida dos jovens, propondo a eles a fé”, disse o Reitor-mor ainda no Aeroporto.

Histórico salesiano em Corumbá

O prefeito Marcelo Iunes lembrou que é a primeira vez que a cidade de Corumbá recebe a visita de um cardeal. “Corumbá recebe vossa eminência de braços abertos. Em sua presença, agradecemos a congregação Salesiana pelos 125 anos de presença na nossa cidade. A história de Corumbá está entrelaçada com a história da presença Salesiana em nosso município”, afirmou o chefe do Executivo municipal.

O prefeito ainda lembrou os fatos históricos da chegada dos primeiros salesianos à “Cidade Branca”. “Desde março de 1899, quando desembarcaram no nosso Porto, os padres Agostinho, Antônio e Ângelo, fundando já no dia 4 de abril o Colégio Salesiana de Santa Teresa, uma data que significou um divisor de águas na vida da cidade. A nossa cidade passou a conhecer o sistema e as ações edificantes dos Salesianos. Vieram a construção do antigo e novo prédio do Santa Teresa, a monumental Cidade Dom Bosco, a Cripam, a Banda Alta, o Santuário dedicado a Nossa Senhora Auxiliadora, a Faculdade de Santa Teresa e várias outras ações”, recordou.

Trabalho social

O prefeito destacou também a presencia social dos salesianos em Corumbá. “relembramos com carinho do padre Ernesto Saksida, Dom Miguel Alagna Padre Pascoal Florin, Padre Osvaldo Scott, Padre Januário, Dom  Martinez e tantos outros. Foram eles e vários outros que moldaram milhares de cidadãos corumbaenses”, afirmou Marcelo Iunes.

Com informações: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Corumbá