Início Inspetor Inspetor e párocos da MSMT participam de Encontro Nacional de Párocos Salesianos...

Inspetor e párocos da MSMT participam de Encontro Nacional de Párocos Salesianos em Aparecida

382
0
Representantes da MSMT participam do Encontro Nacional de Paróquias confiadas aos salesianos, em Aparecida (SP)

Nos dias 05, 06 e 07 de julho, ocorreu na cidade de Aparecida (SP) o IV Encontro Nacional das Paróquias e Santuários Confiados aos Salesianos. O evento aconteceu no Hotel Rainha dos Apóstolos e teve como objetivo principal estudar desafios e articular oportunidades do trabalho educativo-pastoral salesiano em santuários e paróquias.

A Inspetoria Santo Afonso Maria de Ligório esteve representada pelo inspetor, P. Ricardo Carlos, pelo Delegado Inspetorial para a Pastoral Juvenil Vocacional, P. Aldir da Silva, pelos párocos, P. José Marcos de Oliveira (Paróquia São João Bosco de Campo Grande), P. Idenilson Lemes da Conceição (Paróquia São Gonçalo do Amarante, de Cuiabá), P. Welinton Francisco da Costa (Paróquia NS Auxiliadora de Indápolis), P. Ângelo César Cenerino (Paróquia Sagrado Coração de Jesus, de Meruri), P. Vanderson de Souza Gomes (Paróquia São João Batista, de Rondonópolis), P. José Alves de Araújo (Paróquia São Francisco de Assis, de Três Lagoas), P. Rafael Gustavo Lopes (Paróquia Universitária
São João Bosco, de Campo Grande), P. Slawomir (Waldomiro) Bronakowski (Paróquia Santo Antônio, de Barra do Garças), P. Augusto Issao Kian (Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, de Campo Grande) e o estudante de teologia Vinícius Neto Martins.

Declarações dos Organizadores

“A nossa intenção é dar continuidade a este trabalho de rede, reforçando a nossa identidade e ter um maior conhecimento da realidade da missão Salesiana neste âmbito, além de apontar perspectivas e linhas de ação para a elaboração do nosso plano de ação”, afirmou P. Francisco Alves de Lima, Coordenador da Comissão Nacional de Paróquias e Santuários Confiados aos Salesianos e Pároco Reitor do Santuário São José Operário, de Manaus (AM).

P. Sérgio Augusto Baldin Júnior, Diretor Executivo da Rede Salesiana Brasil (RSB), destacou: “A nossa identidade e a nossa missão como santuários e paróquias salesianas é sempre acolher a juventude, proporcionar que cada diocese tenha esse espaço de fortalecimento do olhar para os jovens, principalmente os que mais precisam, mais vulneráveis, e também uma pastoral que assegure o desenvolvimento das famílias e da evangelização”.

Programação e Atividades

O evento começou na sexta-feira (05/07) com missa presidida por Dom Antônio Carlos Altieri, SDB, bispo emérito da Arquidiocese de Passo Fundo (RS) na capela do hotel. No primeiro dia, os temas de discussão foram: “Pároco e Agente de Pastoral: Identidade Carismática Salesiana”, “Estatística das Paróquias e Santuários – apresentação dos dados de 2023” e “Estatística das Paróquias e Santuários e Plano de Ação da CNPS”. À noite, os participantes visitaram a Basílica de Aparecida.

No sábado, a programação começou com missa presidida pelo P. Ricardo Carlos, presidente da CISBRASIL e inspetor da Missão Salesiana de Mato Grosso. As discussões e reflexões focaram no tema “Juventudes & AJS”. À tarde, ocorreram duas oficinas: “Articulação das Juventudes no carisma salesiano” e “Sexualidade e Pastoral Juvenil”. O dia terminou com momentos de partilha e reflexão.

No domingo, último dia do Encontro, houve missa especial no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. Pela manhã, os participantes se reuniram por Inspetorias para avaliar o evento.

Conclusões e Avaliações

P. Chicão concluiu: “Além da partilha de experiências, da formação permanente, da partilha do trabalho cada vez mais reforçado em conjunto entre salesianos e leigos, a Congregação Salesiana no Brasil tem dado uma importante colaboração no âmbito da vida paroquial e a Rede Salesiana quer então nos ajudar a cada vez mais confirmar a nossa identidade e a nossa missão, a fim de que possamos também colaborar na Igreja com o carisma salesiano”.