Início Escola Projeto “XÔ DENGUE” conscientiza alunos sobre prevenção à doença em Três Lagoas

Projeto “XÔ DENGUE” conscientiza alunos sobre prevenção à doença em Três Lagoas

313
0
Professoras do CSDB de Três Lagoas apresentam teatro para conscientizar alunos sobre prevenção à Dengue. Foto: Reprodução Facebook

A preocupação com o mosquito da dengue tem mobilizado a população brasileira. No início deste mês de abril, educadoras da Educação Infantil e Ensino Fundamental anos iniciais do Colégio Salesiano Dom Bosco de Três Lagoas desenvolveram um projeto educativo para conscientizar os alunos sobre a doença. Sob o nome “XÔ DENGUE”, o projeto abordou temas como transmissão, sintomas e tratamento da doença, através de cartazes, notícias, reportagens e até mesmo um teatro.

“Não deixe água parada”, resumiu uma das educadoras responsáveis pelo projeto.

Com uma abordagem didática e bem-humorada, o projeto buscou informar os alunos sobre a importância de prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, enfatizando a necessidade de cuidados cotidianos para evitar possíveis focos de reprodução do inseto.

Em consonância com essa iniciativa, a Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), lançou uma campanha de vacinação contra a dengue. Desde o dia 15 de fevereiro, a vacina está disponível em todas as unidades de saúde do município, direcionada para crianças com idades entre 10 e 11 anos.

A vacina, composta por vírus vivo atenuado, oferece proteção contra os quatro sorotipos do vírus da dengue: tipo 1, 2, 3 e 4. No entanto, é importante ressaltar que a vacina está contraindicada para indivíduos com imunossupressão, sendo recomendável consultar um profissional de saúde para orientações específicas.

A vacinação é uma medida preventiva crucial contra a dengue, uma doença que pode causar complicações graves”, enfatizou um representante da Secretaria Municipal de Saúde.

Os pais ou responsáveis são encorajados a levarem seus filhos para receberem a vacina nas unidades de saúde do município, contribuindo para a saúde e bem-estar de toda a comunidade. A imunização é essencial não apenas para proteger as crianças, mas também para evitar a propagação da doença em Três Lagoas.