Início Comunicação Social Museus Salesianos de todo o mundo unem-se no Colle Don Bosco para...

Museus Salesianos de todo o mundo unem-se no Colle Don Bosco para traçar um percurso conjunto

10
0

No primeiro Encontro Global de Museus Salesianos, onze instituições de destaque, a maioria localizada na América Latina e na Itália, com a adição de um representante da Índia e outro da Espanha, participam ativamente. Este evento inédito, que ocorre de 18 a 22 de janeiro de 2024, reúne vinte e quatro líderes salesianos e leigos no Colle Don Bosco.

A principal meta desta iniciativa é proporcionar um ambiente propício para os gestores dos Museus Salesianos se familiarizarem, valorizarem o trabalho desenvolvido em suas respectivas instituições e, por meio desse intercâmbio, aprenderem mutuamente. Um objetivo claro é estabelecer e definir a identidade missionária salesiana dos museus, para que seja plenamente compreendida, aceita e incorporada, comprometendo seus líderes a vivê-la e integrá-la ao cotidiano dessas instituições.

Padre George Menamparampil, Coordenador do encontro, em nome do Setor para as Missões Salesianas, destaca: “Todas as instituições salesianas devem ser uma igreja, uma escola, uma casa e um pátio. E todo museu é uma instituição cultural e educativa. Os salesianos evangelizam através da educação. Portanto, cada museu, mesmo com uma coleção voltada para a natureza ou a vida de uma pessoa, pode transformar-se em uma instituição educativa e evangelizadora, dependendo de como tratamos os objetos e interagimos com os visitantes.”

A identidade missionária salesiana, segundo o salesiano, precisa ser definida, aceita, promovida e aplicada de forma abrangente por todos os museus associados.

Em suas reflexões, Padre Menamparampil ressalta a importância de os museus salesianos se conscientizarem do papel vital que podem desempenhar diante das culturas em rápido desaparecimento das comunidades étnicas minoritárias indígenas. Além de exibir artefatos e objetos, alguns museus são chamados a tornarem-se centros de reflexão, estudo, pesquisa, documentação e promoção dessas culturas.

Ao final do encontro, o Setor das Missões almeja estabelecer uma rede global de museus salesianos para promover a aprendizagem mútua, apoio e crescimento nos próximos anos. Serão implementados mecanismos e processos para animar essa rede, incentivando a colaboração contínua.

O encontro, patrocinado pela “Missioni Don Bosco” (Procuradoria Missionária Salesiana) de Turim, por meio do Fundo de Solidariedade do Reitor-Mor, atribui grande importância aos responsáveis pelas instituições, instigando-os a conscientizarem-se sobre formas de tornar seus museus mais educativos, salesianos e missionários. Todos são incentivados a buscar autossustentabilidade financeira e a dedicar-se à pesquisa das últimas inovações em museologia e ao uso das mais recentes tecnologias para aprimorar a eficácia dos museus.

Além das apresentações, propostas e discussões sobre temas de interesse comum, o programa inclui visitas a locais emblemáticos, como o Museu Etnológico Missionário em Castelnuovo Don Bosco, o Museu Camponês no Colle Don Bosco, o Museu de Mamãe Margarida em Capriglio e o Museu Casa Dom Bosco em Turim-Valdocco.