Início Comunicação Social Inspetoria recebe o Pe. Guilhermo Basañes em visita de animação missionária

Inspetoria recebe o Pe. Guilhermo Basañes em visita de animação missionária

30
0

A Inspetoria Salesiana de Campo Grande – Missão Salesiana de Mato Grosso – recebeu nesta quarta-feira, 8 de abril, o Conselheiro Geral para as Missões Salesianas – padre Guilhermo Basañes.

Ao chegar a Campo Grande (MS), no período da manhã, visitou os missionários idosos domiciliados na obra social Paulo VI. Em seguida, encontrou-se com o Conselho Inspetorial e com a Equipe Inspetorial de Pastoral (EIP).

Na reunião ele destacou a importância da animação missionária em todas as Inspetorias da Congregação Salesiana e insistiu para que elas mantenham o estudo da memória missionária. “É importante manter a consciência de que as novas gerações conheçam a história da Inspetoria”, defendeu. Após a reunião, celebrou uma missa na capela da Casa São José – Sede Inspetorial.

À tarde, se reuniu com o Reitor da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), padre José Marinoni, o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Dr. Hemerson Pistori, e a Pró-Reitora de Extensão e Assuntos Comunitários, Dra. Luciane Pinho de Almeida.

Nas dependências da UCDB, o conselheiro conheceu o Núcleo de Estudos e Pesquisas das Populações Indígenas (Neppi) e o Centro de Documentação Indígena (CDI).

Em conversa com universitários das etnias Bororo, Xavante e Terena, incentivou-os a se dedicarem ao estudo acadêmico e agradeceu a dedicação deles à universidade. “A presença de vocês aqui é um enriquecimento mútuo: ganham vocês e ganha a universidade. Parabéns por estarem aqui e coragem”, desejou.

No final da tarde o Pe. Basañes foi levado ao Museu das Culturas Dom Bosco, localizado no Parque das Nações Indígenas. O museu foi fundado pela Missão Salesiana de Mato Grosso em 1951 e atualmente é conhecido mundialmente pelo rigor científico de seu acervo etnográfico.

Programação da visita

O Conselheiro Geral para as Missões chega ao meio-dia desta quinta-feira, 9 de abril, à aldeia de Sangradouro, em Mato Grosso, onde se reunirá com os missionários e missionárias da Família Salesiana que atuam na região. Na sexta-feira, 10 de abril, estará em Meruri (MT).

A visita será encerrada no sábado, 11 de abril, na aldeia de São Marcos (MT). No domingo, 12 de abril, Pe. Basañes voltará para Campo Grande de onde seguirá para visita missionária à Inspetoria Salesiana de Manaus.

Fládima Christofari/ Jornalista Mtb 743/MS


Galeria de fotos

Reunião com os Conselheiros e EIP – Sede Inspetorial:

 Celebração na capela São José:

Reunião com o Reitor e Pró-Reitores da UCDB:

 Visita ao Núcleo de Estudos e Pesquisas de População Indígenas (Neppi) e ao Centro de Documentação Indígena (CDI)/UCDB:

 Visita ao Museu das Culturas Dom Bosco: