Início Formação Inspetores salesianos se reúnem em Barbacena (MG) para o Curatórium do Noviciado

Inspetores salesianos se reúnem em Barbacena (MG) para o Curatórium do Noviciado

85
0
Inspetores BBH, BCG e BMA reuniram com o visitador geral para o Cone Sul, P. Gabriel Romero, em Barbacena (MG). Foto: ISSJB (BBH).

Nesta terça-feira (08/08), em Barbacena (MG), o visitador geral da região América Cone Sul, P. Hector Gabriel Romero liderou a reunião que contou com a presença dos inspetores de Belo Horizonte (BBH), P. Natale Vitali, de Campo Grande (BCG), P. Ricardo Carlos e de Manaus (BMA), P. Jefferson Luís, além da comunidade salesiana do Noviciado Sagrado Coração de Jesus. O diretor do noviciado é o P. Sedney Manja e a comunidade tem, neste ano, dez noviços, sendo um da Inspetoria São João Bosco (Belo Horizonte), sete da Inspetoria Santo Afonso Maria de Ligório (Campo Grande) e dois da Inspetoria São Domingos Sávio (Manaus).

O Curatorium é um momento de avaliação da etapa de formativa. O encontro teve momentos de oração, partilha e escuta dos inspetores que puderam compreender o caminhar da comunidade formativa do Noviciado Salesiano Sagrado Coração de Jesus neste ano. A principal intenção desta etapa formativa é a iniciação ao mistério de Cristo, para que o noviço, no contato com a Palavra de Deus, desenvolva mais profunda vida de fé e um conhecimento amoroso de Deus. Nesta etapa também se faz um aprofundamento da teologia da vida religiosa o estudo das Constituições, a vida de Dom Bosco e a tradição salesiana. (R 91)

A reunião começou com um momento de oração, conduzido pelos noviços. Em seguida Padre Gabriel Romero deu as boas-vindas, completadas pelo Padre Natali, inspetor anfitrião do encontro. Prosseguindo a reunião, os noviços apresentaram um vídeo mostrando todo o caminho percorrido neste ano de noviciado. Eles também apresentaram, aos inspetores e ao visitador, suas avaliações pessoais a respeito da fase formativa do noviciado.

O diretor e Mestre dos noviços, P. Sedney Manja, apresentou o “Projeto Formativo do Noviciado”. Após o almoço, o visitador teve um tempo de diálogo com os inspetores e, em seguida, fez a apresentação das recomendações deixadas para a casa de formação.

Com informações: Inspetoria Salesiana São João Bosco.