Início Reitor Mor Família salesiana de Cuiabá recebe Reitor-mor com emoção e festa no Santuário...

Família salesiana de Cuiabá recebe Reitor-mor com emoção e festa no Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora

641
0
Crianças abraçam o Cardeal Ángel Fernández Artime na chegada ao Santuário Salesiano em Cuiabá (MT). Foto: MSMT

Cuiabá estava muito quente na tarde desta quarta-feira (13/03) quando o cardeal Ángel Fernández Artime desembarcou no aeroporto, vindo das missões indígenas. Os institutos de meteorologia apontavam a sensação térmica em 42°C, para temperatura na casa dos 36°C pouco antes das 16h.

O calor do clima esteve moderado se comparado ao calor humano e alegria demonstrados pelos jovens alunos dos Colégios Salesianos São Gonçalo e Santo Antônio na recepção ao Reitor-mor salesiano no Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora.

Emoção na chegada

Dom Ángel abraçou um por um dos festeiros 2024 do Santuário que formaram um grande corredor humano na escadaria que sobe ao templo.

O cardeal salesiano recebeu rosas brancas de mãos e rostos visivelmente emocionados por receberem em casa o décimo sucessor de Dom Bosco. Homens e mulheres, profissionais e estudantes, pais e mães de família, cristãos filhos de Dom Bosco que, em pleno horário comercial de um dia útil no meio da semana, deixaram tudo para ver, abraçar e homenagear um homem consagrado a Deus no serviço da Igreja e da Congregação Salesiana.

No alto dos seus mais de 90 anos, estrategicamente postado em sua cadeira de rodas, estava o P. Umberto Pereira, com a rosa branca nas mãos para acolher o Reitor-mor. Ele recebeu um afago especial de Dom Ángel no meio da multidão que lotou a Igreja.

Jovens fazem festa para o Cardeal

Dentro do Santuário, com a chegada do Cardeal Artime, crianças e jovens vibraram de alegria com cantos, palmas e gritos de júbilo. O retor-mor retribuiu ao carinho com abraços, apertos de mão, sorrisos e atenção a cada um que estava no caminho até o presbitério.

Uma breve pausa para colocar as vestes litúrgicas e volta Dom Ángel ao presbitério para realizar orações importantes e muito queridas ao carisma salesiano, a coroação e bênção de Nossa Senhora Auxiliadora.

Inaugurações

Acompanhado pelo inspetor, P. Ricardo Carlos, pelo diretor da Comunidade salesiana e Reitor do Santuário, P. Gildo e demais salesianos das presenças de Cuiabá, Dom Ángel inaugurou e consagrou o novo Sacrário da Igreja.

Após as funções religiosas dentro da igreja, o Cardeal Artime foi até o pátio do Colégio São Gonçalo onde inaugurou um monumento em homenagem a Dom Bosco e Nossa Senhora Auxiliadora, em alusão aos 130 anos da Missão Salesiana de Mato Grosso e do Colégio Salesiano São Gonçalo.

O diretor de Pastoral da escola, P. Danilo Guedes fez a contagem regressiva com os alunos para o descerramento do tecido vermelho que cobria o monumento. O Reitor-mor abençoou a obra e a entregou aos alunos, religiosos e toda a família salesiana presente no evento.