Início Reitor Mor Xavantes e não-indígenas participam de Missa com o Reitor-mor em Sangradouro

Xavantes e não-indígenas participam de Missa com o Reitor-mor em Sangradouro

2052
0

Fiéis das presenças salesianas de Rondonópolis, Poxoréu e Primavera do Leste uniram-se ao povo xavante da aldeia Sangradouro para a Santa Missa presidida pelo Cardeal Ángel Fernández Artime na manhã desta quarta-feira (13/03).

A comunidade montou o altar debaixo das frondosas mangueiras existentes quase no centro da aldeia.
As caravanas de fiéis viajaram quase duas horas para terem um encontro com o Reitor-mor salesiano.
Quase uma hora antes do início da celebração os xavante se organizaram em roda diante do altar.

Os corpos pintados e adornados deram o tom de solenidade para a cultura do povo originário.
Logo que chegou à aldeia, Dom Ángel recebeu como presentes em reconhecimento a sua autoridade, adornos típicos da cultura xavante. Todos os demais missionários, salesianos e Filhas de Maria Auxiliadora também receberam adornos em reconhecimento ao trabalho desenvolvido junto ao povo xavante.

Assim como aconteceu na Santa Missa na aldeia NS de Fátima, na colônia de São Marcos, também em Sangradouro todos os cantos da liturgia foram na língua xavante.

As leituras da missa foram proclamadas em português, no entanto, o Evangelho teve duas proclamações, uma em português, feita pelo P. Vanderson, diretor da presença salesiana de Rondonópolis, e uma em xavante, feita pelo P. Joseph Tran Van Lich, missionário salesiano de Sangradouro.

A homilia também teve tradução simultânea para a língua xavante, realizada pelo cacique da aldeia. A mensagem de Dom Ángel destacou as leituras que lembraram o infinito amor de Deus para com cada um de seus filhos.

O cardeal aproveitou a presença de muitas mães com bebês no colo para perguntar a todos “será que alguma destas mães, xavante ou não indígena, será capaz de esquecer ou desprezar o filho que está em seu colo? É impossível. Mas, mesmo que isso pudesse acontecer, Deus não se esqueceria de cada um de vocês”, afirmou.

Ao final da Missa, um grupo de crianças cantou e dançou em homenagem a Nossa Senhora. A Mãe de Jesus também foi lembrada por um dos anciãos da comunidade em uma fala de agradecimento pelo trabalho e presença dos salesianos junto aos povos originários.