Início Publicações Dicastério da Comunicação Salesiana lança documento “Caminhar com os jovens na cultura...

Dicastério da Comunicação Salesiana lança documento “Caminhar com os jovens na cultura digital”

A carta escrita pelo Conselheiro Geral para as comunicações, P. Gildásio Mendes, será publicada no próximo volume dos Atos do Conselho Geral

309
0
Foto: Divulgação ANS

A carta contém 17 páginas que fazem uma reflexão inicial sobre o contexto da cultura digital no ambiente de atuação dos salesianos – religiosos e leigos – junto aos jovens. De acordo com o autor, ela é uma tentativa de responder a uma pergunta feita por inspetores, jovens, delegados de comunicação e membros da Família Salesiana, preocupados em viver e transmitir o carisma hoje no mundo digital, sem perder a alma.

A pergunta que norteia todo o texto é “como continuar a ser comunicadores, fiéis a Dom Bosco e ao nosso carisma, em um mundo em mudança?”.

A primeira ideia apresentada é uma referência clara aos manuais de comunicação em que, antes de iniciar um processo de produção de conteúdo, é definido o público-alvo a ser atingido. Essa definição é dada pelo próprio Dom Bosco: “os jovens são a razão da nossa vida. É com eles e para eles que nos comunicamos. Nestes tempos de grandes mudanças sociais e culturais, a presença educativa dos salesianos no mundo digital tem como objetivo justamente educar através de uma relação direta com os jovens, com clara identidade e fidelidade carismática”, escreveu P. Gildásio.

De acordo com o Conselheiro Geral para as comunicações, a carta é o resultado de um trabalho que envolveu salesianos e leigos especialistas em comunicação, educadores e jovens profissionais das várias regiões salesianas em todo o mundo. “Nossa intenção é justamente adotar uma abordagem inspirada em nossa identidade salesiana, que nos permita compreender e valorizar melhor o mundo digital em nível pessoal, comunitário e pastoral”, afirmou.

A reflexão parte do princípio que considera, no mundo atual, cada indivíduo como um comunicador, sendo assim, necessária uma reflexão consciente sobre os desafios da comunicação no ambiente digital. “Cada um de nós tem a tarefa de aprofundar esse tema, não apenas em seu aspecto funcional e técnico. É necessário refletir sobre como seja possível, em um contexto de alta tecnologia, continuar a colocar a pessoa humana no centro, promovendo a comunhão fraterna”, apontou.

Em seguida, a carta apresenta as características da comunicação salesiana, com o modelo evangélico de Jesus Cristo através da passagem dos “Discípulos de Emaús”, ainda apresenta o perfil de Dom Bosco comunicador como modelo a ser seguido pelos comunicadores salesianos e conclui com Nossa Senhora, modelo final de comunicação salesiana. “Aos pés da cruz (Jo 19,25-27), ela é a comunicadora da fé no plano de Deus para cada um de nós. Fiel ao amor que se entrega para além de toda lógica humana, ela ensina a comunicar a redenção de Deus na história humana e partilhar a esperança que nunca passará, porque tem a sua fonte em Cristo ressuscitado”, conclui.

Confira a íntegra do documento no link abaixo

PT CAMINHAR COM OS JOVENS NA CULTURA DIGITAL OFICIAL 19 OUTUBRO