Início Comunicação Social Corumbá comemora o Dia Municipal do Salesiano

Corumbá comemora o Dia Municipal do Salesiano

302
0
Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora ficou lotado para comemoração do Dia Municipal do Salesiano em Corumbá. Foto: MSMT

Alunos, ex-alunos, educadores, colaboradores e autoridades (civis e militares) estiveram reunidos nesta quarta-feira (18/10) no Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora em Corumbá para celebrar o dia Municipal do Salesiano. A missa foi celebrada pelo Padre João dos Santos Neto e concelebrada pelo Padre Inácio Enaureu.

Na homilia, o celebrante enfatizou a importância do educador salesiano e contou um pouco da história sobre os 124 anos da presença dos Salesianos na cidade branca. Também reforçou sobre a missão de cada salesiano, que é trabalhar para a formação das crianças e dos jovens, buscando promover sua integração na sociedade.  

A coroação de Nossa Senhora – tradicional nas casas Salesianas – foi conduzida pelos educadores das presenças salesianas de Corumbá, acompanhados pelas crianças. A comunidade rezou uma Ave-Maria por todos os sacerdotes que fazem a missão de Dom Bosco, em especial os que já estão no paraíso: Padre Ernesto Saksida, Padre Pascoal Forin e Dom Segismundo Martinez, que dedicaram a maior parte da sua vida em favor dos mais necessitados.

História — A Lei Ordinária 909, de 28 de agosto de 1984 criou o Dia Municipal do Salesiano, com a intenção de valorizar o trabalho social, educacional e religioso em Corumbá.  

Segundo dados históricos, os Salesianos estão nessa região desde o dia 4 de abril 1899, quando fundaram o Colégio Salesiano de Santa Teresa. Em 24 de maio de 1950, era inaugurado o Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora; no dia 03 de abril de 1961, era fundada a Cidade Dom Bosco, pelo Padre Ernesto Saksida; e em 1981, foi inaugurada a Paróquia São João Bosco.

Atualmente, 6 Salesianos estão presentes no município: Padre Osvaldo dos Santos, Padre Jair Marques, Padre Inácio Enaureu, Padre João Neto, Padre Eduardo Moura e Salesiano Lucas Fonzar, que são responsáveis pelo Colégio e Faculdade Salesiana de Santa Teresa; Obras Sociais Cidade Dom Bosco e CAIJ, Paróquia de São João Bosco juntamente com suas comunidade e Santuário de Nossa Senhora Auxiliadora. E com o apoio dos leigos, acompanham os Salesianos Cooperadores, Ex-Alunos Salesianos e a Articulação da Juventude Salesiana.