Início Paróquias Semana Santa começa com Ceia Judaica em Paróquia Salesiana de Barra do...

Semana Santa começa com Ceia Judaica em Paróquia Salesiana de Barra do Garças

358
0
Padre Wlawomir (Waldomiro) coordena celebração da Ceia Judaica em Barra do Garças. Foto: PASCOM PSSA

A Paróquia Salesiana Santo Antônio, em Barra do Garças (MT) realizou no último sábado (23/03) a Ceia Judaica com a comunidade.

A celebração aconteceu durante a noite e fez memória à Páscoa que Jesus celebrou com os seus discípulos antes da sua prisão e crucificação.

O salão paroquial foi adequadamente preparado para receber a ceia. A cerimônia foi uma tentativa de reconstituição de uma solene refeição sacrificial pascal, baseada na narrativa dos Evangelhos, na Tradição judaica, e na palavra dos eruditos.

Um dos símbolos judaicos presentes na ceia foi a Menorá, um candelabro de sete braços que tem grande significado religioso e cultural para o povo judeu. Ele é um dos símbolos mais antigos e importantes do judaísmo, que incorpora diversos aspectos da fé e da história judaica. A Menorá tem sua origem no Templo de Jerusalém, e hoje em dia aparece nas celebrações do Hanukkah e em outras ocasiões especiais.

O pároco salesiano, P. Waldomiro Bronakowski, coordenou todos os momentos da ceia judaica. Os participantes também usaram roupas e adereços constantes nos rituais judaicos.

A experiência da Ceia Judaica foi uma noite de profunda espiritualidade que teve o objetivo de que os participantes pudessem ter uma maior compreensão das cerimônias litúrgicas da Semana Santa.

Já no domingo, a comunidade da Paróquia Santo Antônio realizou a liturgia do Domingo de Ramos com uma procissão que começou às margens do Rio Graças e terminou na Matriz Paroquial.