Início Reitor Mor Salesianos promovem jantar de boas-vindas ao Reitor-mor para comunidade xavante de São...

Salesianos promovem jantar de boas-vindas ao Reitor-mor para comunidade xavante de São Marcos

499
0
Xavantes preparam jantar oferecido por salesianos. Foto: MSMT

Panelas grandes sobre um fogo de chão chamaram a atenção de quem passou pela aldeia xavante São Marcos na noite da segunda-feira (10/03). Em vários pontos da comunidade havia a mesma cena, com famílias reunidas para preparar uma refeição. “Eles estão fazendo uma galinhada. Já fizeram o molho. Já fizeram o feijão e agora vão cozinhar o macarrão”, revela a voluntária Maria Amélia Benedito Santos, de Guaratinguetá.

A voluntária é uma das pessoas envolvidas na atividade que mobilizou os cinco “bairros” da aldeia São Marcos e outros três na aldeia Nossa Senhora de Fátima. “Os salesianos também quiseram mostrar aos xavantes a alegria por receberem o Reitor Mor aqui, oferecendo a eles um jantar”, explica Maria Amélia.

Quem organizou a festa foi o salesiano irmão Tarley Nunes da Mata. Ele ficou responsável por adquirir os alimentos e levar a cada uma das aldeias. Os voluntários organizaram a cozinha coletiva e os xavante completaram a festa, preparando o jantar.

A festa ficou completa com a chegada do Cardeal Ángel Fernández Artime já no início da noite. Todos ficaram felizes e puderam compreender a importância da visita do décimo sucessor de Dom Bosco à comunidade.