Início Formação Salesianos Formandos participam de Oficinas de Comunicação, Pastoral e Administração

Salesianos Formandos participam de Oficinas de Comunicação, Pastoral e Administração

21
0
Formandos se reuniram no estúdio da UCDB para o segundo dia de oficina de comunicação em Campo Grande. Foto: MSMT

Desde a quinta-feira (01/02), os salesianos formandos da Inspetoria de Campo Grande estão no Instituto São Vicente para um estudo e convivência diferenciados. Estão reunidos desde os pré-noviços, que irão para Indápolis neste ano, os noviços que seguem para o curatorium de Barbacena, os neo-professos que acabaram de concluir o noviciado, os pós-noviços do curatorium de Campo Grande, dois dos oito tirocinantes deste ano, e os estudantes de teologia.

Os três primeiros dias foram dedicados ao estudo das ferramentas e linguagens da atualidade, especialmente utilizadas no mundo virtual. Foram três manhãs de aprendizado teórico e prático.

A abertura dos trabalhos, iniciados no Laboratório de Comunicação da UCDB, teve o P. Ademir Lima de Oliveira, Delegado Inspetorial para o setor da formação, apresentando os desafios que religiosos e leigos precisam vencer nos ambientes virtuais. Em seguida a Equipe Inspetorial de Comunicação iniciou as oficinas apresentando os temas do ‘Perfil do Comunicador Salesiano’, ‘Dom Bosco e a Comunicação Social’, ‘As Redes Sociais’ e ‘Técnicas de Redação Jornalística’, ‘Teoria de Edição de Vídeo’, com destaque para o aplicativo Adobe Premiere.

No segundo dia, já no estúdio de vídeo da UCDB, com apoio da equipe técnica do Labcom, os formandos viram noções de planos, enquadramentos, movimentos de câmera e iluminação que servem tanto para foto como para vídeo. Na mesma manhã, os formandos realizaram exercícios práticos das técnicas vistas.

A terceira manhã de oficina de comunicação aconteceu no Instituto São Vicente. O tema foi ‘Comportamento e Ética nas Redes Sociais’. Baseada no manual de comportamento para salesianos e colaboradores da Rede Salesiana Brasil, a oficina apresentou dados estatísticos para justificar a presença de um salesiano no ‘pátio virtual’ que se tornaram as redes sociais.

A segunda parte da manhã teve as orientações práticas de como um salesiano deve se apresentar nas redes sociais para que possa desenvolver um trabalho coerente com o carisma salesiano, com a fé católica e evangelizador.

Já na segunda-feira, os trabalhos continuaram com as noções de administração e legislação pertinentes à vida religiosa. A equipe de Recursos Humanos da sede inspetorial apresentou os conteúdos com exemplos concretos de como a Missão Salesiana trabalha administrativamente.