Início Reitor Mor Reitor-Mor participa da edicação da Igreja do Senhor Bom Jesus do Horto...

Reitor-Mor participa da edicação da Igreja do Senhor Bom Jesus do Horto em Juazeiro do Norte-CE

246
0
Igreja do Senhor Bom Jesus do Horto é parte integrante da Obra Salesiana. Foto: ANS

Neste sábado (03/02) a cidade de Juazeiro do Norte-CE viu a concretização de um sonho acalentado por mais de duas décadas. A Dedicação da Igreja do Senhor Bom Jesus do Horto, parte integrante da Obra Salesiana local, foi um marco histórico para a comunidade.

Bispos e inspetores salesianos presentes na solenidade

Ao anoitecer, por volta das 18 horas, o Clero subiu ao Presbitério em uma solene procissão de entrada. Dom Magnus Henrique Lopes, Bispo Diocesano de Crato, presidiu a celebração. A presença ilustre do Cardeal Ángel Fernández Artime, Reitor-Mor dos Salesianos de Dom Bosco, e de outros 3 bispos – Dom Gregório Paixão, arcebispo de Fortaleza, Dom Francisco Edimilson Neves Ferreira, bispo da Diocese de Tianguá e Dom Fernando Panico, bispo emérito da Diocese do Crato – além dos inspetores das seis Inspetorias Salesianas do Brasil, conferiu ainda mais solenidade ao evento. Os celebrantes estiveram acompanhados por sacerdotes, seminaristas, religiosos e o povo de Deus.

Após a da Liturgia da Palavra, os fiéis cantaram as Ladainhas. Em seguida os ministros depositaram cuidadosamente as Sagradas Relíquias de São João Bosco, São Domingos Sávio e Beata Benigna Cardoso.

Após esse momento, Dom Magnus Henrique executou a cerimônia solene de Unção do Altar e das Paredes da igreja, acompanhadas pela Incensação do Templo. Notavelmente, os candeeiros ao redor da Igreja foram acesos, acrescentando um significado simbólico à atmosfera do evento.

Padre Cícero Romão Batista é declarado Salesiano Cooperador Póstuma

Durante a liturgia, o Cardeal Ángel Fernández Artime declarou oficialmente, em nome de Dom Bosco, a proclamação do Servo de Deus Padre Cícero Romão Batista como Salesiano Cooperador Póstumo.

Ao término da celebração, o Inspetor Salesiano do Nordeste, P. Francisco Inácio Vieira Júnior, agradeceu ao Bispo da Diocese de Crato, ao Cardeal Fernández Artime e aos familiares dos primeiros arquitetos do Templo. “O passo de hoje é importante, mas a nossa missão ainda não terminou. Sim, meu Padrinho, terminaremos tudo: as portas, os espaços simbólicos do mesmo Templo, a Capela do SS. Sacramento. Enquanto isso, meu Padrinho – prosseguiu o Inspetor P. Vieira – , junto com a Igreja Local, irmanados pelo mesmo espírito, continuaremos a oferecer ao Povo romeiro, o serviço sacramental, o conforto das confissões; cuidaremos do espaço verde de preservação e favoreceremos encontros de comunhão e santidade”, declarou.

O dia festivo culminou com o descerramento da placa, seguido pela queima de fogos e a vibrante apresentação da “Filarmônica Bom Jesus”, de Matriz de Camaragibe-AL. O evento marcou não apenas a conclusão de uma etapa significativa, mas também o início de uma nova fase para a comunidade religiosa de Juazeiro do Norte-CE.

Com informações: Inspetoria Salesiana do Nordeste