Início Família Salesiana Salesianos Cooperadores realizam Encontro Provincial em Campo Grande

Salesianos Cooperadores realizam Encontro Provincial em Campo Grande

790
0
Salesianos Cooperadores participam de Encontro Provincial no Instituto Missionário São José, em Campo Grande. Foto: Reprodução Redes Sociais

Cerca de 100 pessoas, entre Salesianos Cooperadores e aspirantes, religiosos da Família Salesiana e jovens, participaram do Encontro Provincial dos Salesianos Cooperadores em Campo Grande, no último final de semana.

O encontro começou na noite da sexta-feira (26/04) e foi até o domingo (28/04), no Instituto Missionário São José. O encontro reuniu representantes dos Centros Locais SSCC de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Oeste de São Paulo.

Para a coordenadora provincial dos SSCC na Missão Salesiana de Mato Grosso, Caroline Braga Quartin Ferreira, o Encontro Provincial é um momento muito importante dentro da Associação dos Salesianos Cooperadores. “é uma oportunidade de refletir e trocar, compartilhar as realidades, as dificuldades, os acertos que temos dentro dos nossos centros locais. Hoje, com as novas tecnologias, as novas linguagens, a realidade nova dos jovens está nos fazendo novos desafios. Como vamos conseguir nos aproximar deles? Como vamos conseguir falar com eles? Isso tudo foi feito através de reflexões, de troca de experiências e, principalmente, não esquecer do sonho que Dom Bosco sonhou e nos deixou”, afirmou.

A abertura do encontro foi com a apresentação teatral preparada pelos jovens da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, de Campo Grande. Eles apresentaram a peça intitulada ‘Revivendo o sonho de Dom Bosco’.

A organização do encontro provincial foi através de círculos de estudo, sob orientação do Conselho Provincial. Também houve palestras ministradas pelo P. Ademir Lima de Oliveira, vice-inspetor da MSMT e pelo P. Adalberto Alves de Jesus, delegado do Centro local de Vila Vargas/Indápolis. “Também pudemos partilhar, através da nossa Conselheira Mundial, quais são as ações que estão sendo feitas para os 150 anos da criação da Associação de Salesianos Cooperadores, que vai acontecer no ano de 2026, e a Província de Campo Grande conseguiu apresentar o Diretório Provincial. É um documento elaborado através do nosso projeto de vida apostólica, de como os centros locais devem se desenvolver, documentação, ação, e que foi apresentado pelos centros locais para futura aprovação pelo Conselho Mundial”, declarou Caroline.

O objetivo do encontro foi fortalecer a formação e a comunhão entre os membros da Associação dos Salesianos Cooperadores. A proposta era para que cada participante pudesse fazer as suas próprias experiências, vivenciando nestes três dias, a espiritualidade e o Carisma de Dom Bosco. “É a maior missão que temos, levar o legado de Dom Bosco à frente, não deixar morrer essa vontade de estar junto com os jovens, de estar participando dentro da família salesiana e estar vivendo o carisma salesiano. Por isso esses momentos são tão importantes. Na minha avaliação é um encontro que deve ser feito sempre, principalmente presencial, até para aumentar os laços entre os salesianos cooperadores dos três Estados da Província, o Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Oeste de São Paulo”, finalizou.