Início Família Salesiana A história dos Congressos de Maria Auxiliadora

A história dos Congressos de Maria Auxiliadora

323
0

A cidade de Fátima, em Portugal, receberá o IX Congresso Internacional de Maria Auxiliadora nos dias 29 de agosto a 1 de setembro. Será a nona edição do evento, que aconteceu pela primeira vez em Valdocco, Turim.

São João Bosco fundou a Associação de Devotos de Maria Auxiliadora (ADMA) em 1869 para promover a devoção a Maria Auxiliadora dos Cristãos. O congresso, direcionado a quem pretende crescer no conhecimento e devoção a Maria Auxiliadora, teve sua primeira edição internacional no centenário da morte de São João Bosco, em Valdocco, Turim, de 8 a 11 de julho de 1988.

A organização do 1.º Congresso Internacional de Maria Auxiliadora apelou à participação da Família Salesiana. “Chegam numerosas as inscrições no Congresso. Prevê-se massiva, com mais de 600 inscritos, a participação da Espanha. Já recebidas as inscrições também de Portugal, Polónia, Áustria, Bélgica, Brasil, Uruguai, Hong Kong, etc. […] Esperamos uma participação numerosa e qualificada para alcançarmos juntos os objetivos que o Congresso propõe e como sinal de que aceitamos os convites do Papa e do Reitor-Mor para aprofundar o estudo e o conhecimento da figura de Maria como fundamento da sólida devoção recomendada pelo Concílio”, registraram na época.

O programa do congresso incluiu um concerto no Teatro Valdocco, intervenções dos teólogos salesianos P. Giorgio Gozzelino e P. Jesus Borrego, e uma procissão noturna. O Cooperador Salesiano, deputado e futuro Presidente da República Italiana, Oscar Luigi Scalfaro, esteve presente. O evento também contou com visitas a locais históricos como Valdocco, Consolata, Igreja de São Francisco de Assis, Colle Don Bosco e Mornese. Bolívia (1995), Espanha (1999), Itália (2003), México (2007), Polônia (2011), Itália (2015) e Argentina (2019) já sediaram o encontro.

Decreto de criação da ADMA

Por iniciativa de São João Bosco, dez anos após a fundação da Pia Sociedade de São Francisco de Sales, a Associação de Devotos de Maria Auxiliadora (ADMA) foi criada. A ADMA foi erigida canonicamente em 18 de abril de 1869 por decreto do Arcebispo de Turim.

Congresso no México

A Cidade do México recebeu em 2007 o 5.º Congresso Internacional. O Cardeal D. Angelo Amato, SDB, então Secretário-Geral para a Congregação da Doutrina da Fé, proferiu a conferência de abertura com o tema “Maria: mãe e modelo, formadora dos discípulos e dos missionários de Jesus Cristo”. O encontro culminou com a peregrinação à Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe, onde o Cardeal celebrou a Eucaristia com os membros da ADMA.

Bicentenário

“Hic domus mea, inde gloria mea – Da casa de Maria às nossas casas”. Em 2015, o Congresso retornou a Valdocco e ao Colle Don Bosco para celebrar o Bicentenário do nascimento de Dom Bosco. Participaram mais de 1.300 pessoas de cerca de 50 países. No último dia, no Colle Don Bosco, o grupo de jovens ADMA animou a oração de homenagem a Dom Bosco.

Publicado no Boletim Salesiano n.º 604 de julho/agosto de 2024