Início Comunicação Social Padre Alexandre Luís de Oliveira toma posse como novo Inspetor de São...

Padre Alexandre Luís de Oliveira toma posse como novo Inspetor de São Paulo

Celebração foi presidida pelo Inspetor da MSMT, P. Ricardo Carlos, que representou o Reitor-mor na cerimônia

27
0
P. Ricardo Carlos, inspetor da MSMT, preside Santa Missa em que aconteceu a posse do P. Alexandre Luís como novo inspetor de SP. Foto: Inspetoria Salesiana de São Paulo

Nomeado pelo Reitor-Mor, Dom Ángel Fernández Artime, em 19 de junho, para o sexênio de 2024 a 2029, P. Alexandre Luís sucede o P. Justo Ernesto Piccinini. Ele assumiu o cargo neste sábado (25/11) tornando-se o 23º Inspetor Salesiano da Inspetoria Nossa Senhora Auxiliadora (BSP).

Aos 47 anos, Padre Alexandre possui graduação em Filosofia, Teologia, Pedagogia e é especialista em Educação Social. Nascido em Campinas, em 18 de outubro de 1975 , o novo Inspetor ingressou no Noviciado Salesiano em 1997, na cidade de Indapolis, no Mato Grosso do Sul. Em 1998, realizou o pós-noviciado em Lorena, continuando sua formação em Teologia na cidade de São Paulo, no Instituto Pio XI, e tendo sido ordenado em 17 de dezembro de 2005, na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, também em Campinas.

De 2006 a 2008, P. Alexandre atuou em Lorena como Coordenador de Pastoral. Já de 2009 a 2011, em Americana, foi Diretor-Geral no Colégio Dom Bosco e Pároco na Paróquia Dom Bosco.

Em 2012, assumiu o cargo de Delegado para a Pastoral Juvenil de São Paulo, e de 2013 a 2017, retornou para Lorena, desta vez, como Diretor e encarregado do pós-noviciado. No ano seguinte, em 2018, Padre Alexandre retornou a Campinas, desta vez, como Diretor-Geral da Escola Salesiana São José e do Liceu Nossa Senhora Auxiliadora. Em janeiro de 2021, tornou-se Pároco na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora.

A celebração da Santa Missa para a posse do novo inspetor aconteceu na Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora, em Campinas (SP) e teve a participação de inspetores salesianos das outras inspetorias brasileiras além dos bispos Dom Antônio Carlos Altieri, que foi inspetor de SP antes de ser feito bispo, Dom Antônio de Assis Ribeiro, bispo auxiliar de Belém, Dom Tarcísio Scaramussa, bispo de Santos e Dom Mario Michiaki Yamanouchi, bispo de Saitama, no Japão.

Na homilia, Padre Ricardo lembrou que o Reitor-mor, no dia 24 de setembro, no marco comemorativo da celebração do envio 154ª Expedição Missionária, enviou uma pedindo que acompanhasse a posse do novo inspetor de São Paulo, bem como solicitou os préstimos para presidir essa celebração eucarística. “Dom Ángel ofereceu suas preces estendendo-as também aos irmãos do Conselho Inspetorial que será empossado. Registrou também a sua gratidão pela generosidade do seu “sim” aceito em espírito de fé e confiança em Deus, nosso Pai”, declarou P. Ricardo.

Lembrou ainda que o serviço de inspetor leva a toda a espécie de fadigas, “mas tende bom ânimo”, apontou. Ainda citou o livro de Provérbios, capítulo 3, para manifestar os augúrios de um bom trabalho à frente da Inspetoria de São Paulo. “Que o senhor tenha força de Sansão, a paciência de Jó e a sabedoria de Salomão, que o amor e a fidelidade não te abandonem, ata-os ao pescoço e escreve-os na tábua do coração”; e concluiu lembrando a devoção salesiana: “Continue com sua confiança na proteção materna de Nossa Senhora Auxiliadora”, finalizou.

Após a homilia foi lida a ata de nomeação, assinada pelo reitor-mor, pelo novo inspetor, vice-inspetor e novos conselheiros inspetoriais que tomaram posse na mesma ocasião.

Com a contribuição da equipe inspetorial de comunicação da Inspetoria Salesiana de São Paulo