Início Comunicação Social Missão Salesiana de Mato Grosso está em Festa Vocacional no dia da...

Missão Salesiana de Mato Grosso está em Festa Vocacional no dia da Imaculada Conceição

751
0
P. João Bosco Maciel e clérigo João Molina são motivo de animação vocacional para os salesianos. Foto: MSMT

O dia 8 de dezembro é uma data significativa para os Salesianos de Dom Bosco por ser a festa da Imaculada Conceição, que é a padroeira da Congregação Salesiana.

Dom Bosco, Pai e fundador da Congregação Salesiana, tinha uma devoção especial à Virgem Maria sob o título da Imaculada Conceição. Ele escolheu a Virgem Maria como a principal padroeira e protetora da Congregação Salesiana, e o dia 8 de dezembro é dedicado a celebrar esta festa.

Data Vocacional

Para os Salesianos, a devoção à Imaculada Conceição é uma expressão da confiança e da proteção divina que buscam na sua missão de educar e ajudar os jovens, especialmente os mais pobres e em situações de risco. A festa é uma ocasião para renovar os votos, a dedicação e o compromisso dos membros da Congregação Salesiana com os princípios e valores que norteiam sua obra educativa e pastoral.

Neste ano, a Inspetoria Salesiana de Campo Grande tem duas grandes festas na data. Uma é o Jubileu de 50 anos de sacerdócio do P. João Bosco Monteiro Maciel, celebrado na Comunidade de Meruri. A outra é a ordenação diaconal do clérigo João Marcos de Almeida Molina, na Igreja de Nossa Senhora da Guia – Coxipó, em Cuiabá.

As ligações históricas do 8 de dezembro com a vida de Dom Bosco estão identificadas nos primeiros vinte anos do seu ministério sacerdotal e se transformaram em tradição e devoção especial na família salesiana. Historicamente, os sacerdotes salesianos recebiam o sacramento da Ordem no dia 8 de dezembro, ou em datas próximas, para fazer referência à solenidade litúrgica.

Salesianos Sacerdotes

Na Inspetoria de Santo Afonso Maria de Ligório (BCG), o inspetor, P. Ricardo Carlos e outros 5 salesianos celebram o aniversário de ordenação presbiteral nesta data. Destaque para o P. João Bosco Monteiro Maciel, que completa 50 anos de padre.

  1. SEBASTIÃO PANIAGO VILELA — 08/12/1959
  2. BARTOLOMEO GIACCARIA — 08/12/1961
  3. JOÃO BOSCO MONTEIRO MACIEL — 08/12/1973
  4. GIOVANNI DESSI — 08/12/1990
  5. ADALBERTO ALVES DE JESUS — 08/12/2007

“Pão da Vida. Pão para todos!” Este é o lema sacerdotal adotado pelo P. Ricardo Carlos, inspetor da Missão Salesiana de Mato Grosso (BCG), ao abraçar a vocação presbiteral na Congregação Salesiana. “Eu tive o privilégio de me ordenar sacerdote no dia da Imaculada Conceição, eu recebi esta graça”, revela o atual inspetor da Missão Salesiana de Mato Grosso, que completa neste dia 8 de dezembro de 2023, 22 anos de ordenação sacerdotal.

A todos eles, os parabéns pela vocação e abençoado exercício do ministério sacerdotal!

Entrevistas

Para representar a vocação religiosa em festa de autêntica alegria salesiana, a Coordenadoria de Comunicação da Missão Salesiana de Mato Grosso entrevistou o P. João Bosco Monteiro Maciel no começo deste ano, quando ele completou 60 anos de vida religiosa, a maior parte dedicada no trabalho de formação de novos salesianos. Na entrevista, P. João Bosco fala da sua vocação, desde a infância, seu trabalho como formador, sobre os salesianos que o influenciaram na vida religiosa e que são exemplos de santidade, sua conversa com São João Paulo II e o martírio do Padre Rodolfo Lunkenbein.

No final do ano, durante a festa inspetorial realizada em Três Lagoas, foi gravada uma entrevista com o clérigo João Molina. Ele fala dos salesianos que foram seus exemplos de vocação e também da mudança de opção vocacional, de salesiano irmão para o presbiterado, aprofundando o seu chamado inicial à vida religiosa

Confira as entrevistas nos links abaixo.