Início Formação João Marcos Molina é ordenado Diácono Salesiano

João Marcos Molina é ordenado Diácono Salesiano

552
0
Dom Edmílson Tadeu Canavarros impõe as mãos para ordenar diácono o salesiano João Marcos Molina. Foto: Reprodução Youtube

A sede da paróquia salesiana de Nossa Senhora da Guia, em Cuiabá (MT) ficou lotada de fiéis, amigos, familiares e salesianos na noite da sexta-feira (08/12). A celebração da solenidade de Nossa Senhora da Imaculada Conceição foi presidida pelo Bispo auxiliar de Manaus, Dom Edmílson Tadeu Canavarros, para a ordenação diaconal do clérigo salesiano João Marcos de Almeida Molina.

A Santa Missa foi concelebrada pelo inspetor da Missão Salesiana de Mato Grosso, P. Ricardo Carlos e outros 16 sacerdotes e 1 diácono salesianos.

Palavra episcopal

Na homilia, Dom Tadeu comparou a vocação diaconal à obediência, compromisso e disposição ao serviço dados por Nossa Senhora, celebrada na data litúrgica do dia. “Do início ao fim de sua vida, manteve-se de pé, como primeira discípula e primeira missionária do seu Filho, Jesus Cristo”, afirmou.

Ainda destacou que o “Sim” de Maria é testemunha do encontro positivo entre o chamado de Deus e a liberdade de cada homem. “Que a nossa Eucaristia seja um hino de louvor a Deus pelas maravilhas que Ele realizou em Maria e quer realizar em cada um de nós!”, declarou.

História vocacional

João Marcos de Almeida Molina tem 33 anos e é natural de Três Lagoas (MS). Em 2005, aos 15 anos de idade entrou para o aspirantado na comunidade salesiana do Instituto São Vicente. Em 2008, fez o pré-noviciado na mesma casa salesiana. Foi para noviciado em 2009 e emitiu os primeiros votos como Salesiano de Dom Bosco, em 24 de janeiro de 2010, optando pela vocação de Salesiano Irmão. Cursou Filosofia na UCDB, foi assistente dos pré-noviços em Campo Grande e na missão indígena de Meruri. Possui pós-graduação em Educação Social pela Universidade Católica de Brasília. Em 2014, iniciou seus estudos específicos em Cresco. Também trabalhou como Coordenador de Pastoral no pós-noviciado – Instituto São Vicente, e da Casa Dom Bosco, em Campo Grande (MS), quando fez os votos perpétuos no ano de 2016. Em 2020, durante a pandemia, decidiu estudar teologia, inicialmente em EAD, na UCDB. Com autorização do Conselho Inspetorial, concluiu os estudos teológicos no Instituto Pio XI, na Lapa (SP).

Para o diaconato, adotou o lema “Fazei tudo o que Ele vos disser” como forma de consagrar a Deus o serviço à juventude, seguindo o exemplo e a ordem de Nossa Senhora.