Os jovens que estão na fase de discernimento vocacional no aspirantado salesiano da Inspetoria de Campo Grande estiveram reunidos no Instituto São Vicente, em Campo Grande, entre os dias 10 e 14 de julho. O período de convivência vai até o dia 21 de julho, quando eles retornam às suas famílias.
Nestes primeiros 5 dias, os 10 jovens aspirantes passaram por uma experiência de oração e aprofundamento espiritual, autoconhecimento e estudos. Eles chegaram à Casa de Retiros do Instituto São Vicente na quarta-feira (10/07), sendo acolhidos pelo Delegado Inspetorial para a Pastoral Juvenil Vocacional, P. Aldir da Silva e pela equipe inspetorial de pastoral.
Entre as atividades realizadas nesses dias, podem-se destacar as oficinas de dinâmica e de comunicação, momentos de adoração ao Santíssimo Sacramento, Via Sacra e oração do Terço, além de atendimento com a psicóloga, Drª Camila.
O sábado foi um dia de meditação pessoal, com apoio do diretor do curatorium do pós-noviciado, P. Andelson Dias de Oliveira. Ele refletiu com os jovens as “Crônicas dos relatos da chegada dos primeiros salesianos aos ‘Tachos’”, nas missões indígenas junto ao povo Boe-bororo. A segunda meditação do dia teve a orientação do P. Aldir da Silva e teve o tema “Amar o irmão é condição para amar a Deus”, baseada na 1ªCarta de São João.
No domingo pela manhã, o grupo partiu para Meruri, em Mato Grosso, para a continuidade do período de convivência vocacional nas terras missionárias salesianas junto aos povos originários.
Durante os trabalhos da oficina de Comunicação, os jovens puderam aprender sobre as técnicas de utilização das ferramentas de inteligência artificial aplicadas às atividades pastorais. Confira abaixo o resultado dos exercícios realizados. A proposta foi criar, com ajuda de intelgência artifical, quadros da Via Sacra.