Início Pastoral Juvenil Vocacional Jornada Salesiana da Juventude celebra os 25 anos da AJS na Inspetoria...

Jornada Salesiana da Juventude celebra os 25 anos da AJS na Inspetoria de Campo Grande

241
0
Jovens das 21 presenças salesianas da MSMT participaram da Jornada Salesiana da Juventude em Campo Grande. Foto: MSMT

Jovens das 21 presenças salesianas da Inspetoria Santo Afonso Maria de Ligório (BCG) estiveram reunidos em Campo Grande para um evento comemorativo aos 25 anos da Articulação da Juventude Salesiana (AJS). A Jornada Salesiana da Juventude (JSJ) é um projeto inspetorial realizado a cada 2 anos, desde 2012, mas ficou interrompido por 4 anos devido à crise sanitária com a pandemia de covid 19.

“Realizar a Jornada Salesiana da Juventude é colocar em prática aquilo que o quadro de referência da Pastoral Juvenil de toda a Congregação nos pede, proporcionar aos jovens uma experiência de fé, uma experiência de Jesus Cristo, uma experiência de Deus”, declarou o inspetor salesiano, padre Ricardo Carlos.

As delegações de jovens chegaram na sexta-feira e se reuniram no Centro Poliesportivo do Colégio Salesiano Dom Bosco. Todos passaram pelo ‘backdrop’ para as fotos oficiais e seguiram para o jantar. As boas vindas oficiais foram dadas pelo Inspetor da Missão Salesiana de Mato Grosso, P. Ricardo. Em seguida, um grande espetáculo musical agitou os jovens com canções conhecidas dos movimentos juvenis, em suas reuniões e retiros. A alegria musical em forma de louvor tomou conta do ginásio do Poliesportivo.

A apresentação foi o que mais marcou a jovem Ana Júlia Santiago Silveira, da Paróquia São Gonçalo do Porto, de Cuiabá. Ao final da JSJ, ela fez uma avaliação generosa sobre a experiência. “Estes foram alguns dos melhores dias da minha vida. Eu estava precisando muito disso. Foi muito incrível, teve dança, música, adoração, foi perfeito”, afirmou.

A dinâmica de trabalhos no encontro foi através das “Tendas” – grupos de trabalho e oração específicos que cada um escolheu na hora da inscrição na JSJ. Cada grupo foi conduzido para um espaço específico onde trabalharam expressões artísticas, festival de músicas e desafios, que foram as tendas técnicas, e duas tendas oracionais que foram a “Tenda Mariana” e “Tenda de Adoração”. Cada uma das tendas foi organizada e coordenada por um grupo de salesianos pós-noviços. Um (de vários) momentos marcantes aconteceu na tenda “festival de músicas” onde o cantor e compositor, autor da música “Profeta dos Jovens”, P. Osmar Bezutte, contou a história da composição, a primeira gravação e, por fim, cantou com os jovens a canção, conhecida nas presenças salesianas de todo o Brasil.

Os trabalhos encantaram a jovem Mikaelly Cristina Fernandes da Costa, de Cuiabá. “Achei incrível, era o que eu mais precisava na minha vida, foi um aprendizado incrível estar aqui. Achei muito legal. O que mais me marcou foi a apresentação das tendas. A minha tenda foi a ‘Mariana’. Eu me senti muito acolhida”, declarou a jovem.

As atividades das tendas também impressionaram P. Denílson Bezerra, vigário salesiano da Paróquia Nossa Senhora da Salete, de Primavera do Leste (MT). Ele participou com os jovens da “Tenda Adoração”. “Foi um momento muito especial de encontro dos jovens entre eles e também com Cristo Jesus. A tenda (Adoração) visitou todas as outras tendas com Jesus Eucarístico. Isso é muito gratificante, porque, de fato, estar na presença do Senhor nos alegra e a gente percebe que preenche muito o coração dos jovens e faz com que eles também se tornem missionários de Jesus entre os jovens. Jovem evangelizando jovem”, declarou o jovem sacerdote.

Entre os diversos momentos intensos vividos por salesianos e jovens durante a JSJ, destacam-se a apresentação final das tendas e a missa de encerramento. “Um dia inesquecível!”, “emocionante!”, “maravilhoso!”, “empolgante!” foram as palavras mais ouvidas para descrever o encerramento da Jornada Salesiana. Jovens, equipe de serviço, músicos, colaboradores e salesianos ficaram maravilhados com os momentos vividos na conclusão do encontro inspetorial de jovens.

Após toda a vibração da apresentação das tendas, a Santa Missa para o encerramento da JSJ não poderia ser menos impactante. Na procissão de entrada, 12 sacerdotes salesianos deram o tom de grande pompa à liturgia, que também foi dado pelos jovens xavante, das presenças missionárias de São Marcos e Sangradouro. Eles fizeram as pinturas corporais típicas das grandes festas na aldeia, especialmente para essa celebração Eucarística. Na hora da oração “Cordeiro de Deus”, fez-se um grande silêncio no ginásio. Os jovens xavante, que estavam em um canto da quadra, foram até o centro diante do altar e cantaram na sua língua original as palavras litúrgicas “Pone’ēnhimidzawipe, Dapoto’wa date, ahã te danhõ’uma ma dawatsédé ‘re i’apari mõ, wa’ãma ‘re aiba mõnõ”, que traduzidas são: “Cordeiro de Deus que tirais o pecado do mundo, tende piedade de nós!”

Para o Delegado Inspetorial para a Pastoral Juvenil Vocacional, P. Aldir da Silva, responsável pela organização e realização da Jornada Salesiana da Juventude na Inspetoria de Campo Grande, a experiência foi válida e agora “temos a certeza que salesianos e leigos trabalhando juntos fazem o que dom Bosco sonhou e agora esperamos que sejam colhidos os frutos desse trabalho, realizado por amor a Jesus Cristo, a Dom Bosco e Nossa Senhora, em toda a nossa inspetoria”.

Padre Aldir recebeu um agradecimento especial do Inspetor ao final da missa e foi aplaudido de pé pelos jovens em reconhecimento ao trabalho realizado na JSJ.

Para o inspetor, a JSJ cumpriu bem o seu objetivo que foi promover uma experiência mística a cada jovem, “mas não uma experiência sozinho, e sim uma experiência em grupo, na dimensão associativa, e mediante essa experiência, conduzir os jovens a descobrir o que Deus quer na vida deles para que eles possam responder às grandes perguntas: de onde eu vim, para onde eu vou, o que estou fazendo aqui. Essa dimensão vocacional que também é muito importante na vida dos jovens para que eles descubram o que Deus quer na vida deles e assim eles possam, juntamente com a graça de Deus, dar os passos necessários para seguir Jesus Cristo e poder também fazer o bem a tantos outros jovens” concluiu.