Início Reitor Mor Inspetoria Salesiana de Campo Grande (MS) recebe o Cardeal Ángel Fernández Artime

Inspetoria Salesiana de Campo Grande (MS) recebe o Cardeal Ángel Fernández Artime

782
0
Cardeal Ángel Fernández Artime. Foto divulgação.

A Inspetoria Salesiana de Campo Grande se prepara para receber a visita ilustre do Cardeal Ángel Fernández Artime, o 10º sucessor de Dom Bosco, em sua última vinda ao Brasil no cargo de Reitor-Mor. Como pai e centro de unidade da Família Salesiana, o Cardeal Ángel assumirá as funções de Cardeal da Igreja, juntamente com suas responsabilidades no Vaticano.

A Congregação Salesiana foi fundada por São João Bosco, no século 19. Sua visão para a educação transformou vidas. Com coragem, dedicou-se aos jovens marginalizados, oferecendo amor, oportunidades e uma fé sólida. Seu compromisso inabalável com a educação como instrumento de transformação social ecoa até hoje. Dom Bosco é reconhecido como um verdadeiro pai espiritual que iluminou o caminho da juventude com valores, aprendizado e compaixão.

A programação é extensa, de 06 a 16 de março, período em que o Cardeal Ángel percorrerá as presenças salesianas pertencentes à Inspetoria de Campo Grande (paróquias, comunidades, escolas, universidades, obras sociais e missões indígenas) que envolvem os estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Oeste de São Paulo. A maior parte dos dias de visita será nas aldeias indígenas de Meruri, São Marcos e Sangradouro, da região de Mato Grosso que, com a chegada dos Salesianos no ano de 1894, se expandiu à assistência aos povos boe-bororo e xavante permanecendo até hoje como sinal de solidariedade e compromisso.

O Cardeal Ángel Fernández Artime concederá uma coletiva de imprensa no dia 8 de março, às 9h, na sede da Inspetoria de Campo Grande, localizada na Rua Padre João Crippa, 1437 – Centro. A imprensa é convidada a participar e obter informações exclusivas sobre essa visita significativa.

Honra

Além de seu papel como Reitor-Mor, P. Ángel também foi nomeado Cardeal pelo Papa Francisco, uma honra concedida a membros proeminentes da Igreja Católica, reconhecendo sua contribuição significativa e seu compromisso com a Igreja. Os cardeais formam o “Colégio” de Cardeais, que tem como função auxiliar o Papa no governo da Igreja, em eventos importantes e na evangelização do mundo.

Dentre as principais funções de um cardeal, estão: Diálogo com o Papa, em que assessora o Papa em questões importantes e participa do Conclave, responsável pela eleição do próximo Papa, em caso de vacância; Liderança Diocesana, com a ocupação de cargos de liderança em dioceses importantes ao redor do mundo, desempenhando um papel fundamental na administração e orientação espiritual; e Colegiado Ecumênico, com a participação em decisões cruciais que afetam toda a Igreja, trazendo uma perspectiva global para as questões da evangelização no mundo atual.

Sobre a Inspetoria Salesiana de Campo Grande

Reitor Mor ladeado pelo Inspetor P. Ricardo Carlos e Vice inspetor P. Ademir Lima de Oliveira

A Missão Salesiana de Mato Grosso (MSMT) – Inspetoria Salesiana de Campo Grande, que completa 130 anos, tem presença missionária, educativa e pastoral em 21 casas salesianas, localizadas no Centro-Oeste brasileiro, nos estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e em duas cidades do Oeste de São Paulo (Araçatuba e Lins). Por meio do trabalho de 120 Salesianos de Dom Bosco e inúmeros leigos que compõem a Família Salesiana, a entidade caracteriza-se pela atuação educativa em instituições de ensino (infantil, fundamental, médio e superior), paróquias, obras sociais e missões indígenas.