Início Comunicação Social Filhas de Maria Auxiliadora têm nova configuração de inspetorias no Brasil

Filhas de Maria Auxiliadora têm nova configuração de inspetorias no Brasil

71
0

Após sete anos de processo de discernimento, as Filhas de Maria Auxiliadora do Brasil celebram o início da nova configuração das Províncias brasileiras neste dia 2 de fevereiro, solenidade da Apresentação do Senhor no Templo.

A presença das FMA no Brasil, iniciada em 1892 em São Paulo, Guaratinguetá e Pindamonhangaba, tem uma história de grande vitalidade e dinamismo. É marcada pela coragem e audácia de numerosas FMA, leigas e jovens que, movidas pela paixão missionária do “da mihi animas” e “a vós confio”, deram vida e impulso ao carisma salesiano na missão ao serviço dos jovens, especialmente dos mais pobres. Geograficamente, as FMA no Brasil estão organizadas em nove Inspetorias, com realidades muito diferentes e um número significativo de obras educativas. O contexto de grandes mudanças desafiou as FMA do Brasil que, em 2013, a partir do desejo de ressignificar o carisma salesiano no Brasil, iniciou esse processo de ressignificação.

“Foi um momento fecundo de abertura ao Espírito, de atenção às questões que surgem do mundo juvenil brasileiro, de busca comum do que melhor garantiria a continuidade da presença educativa nas novas condições de nossas comunidades religiosas e educativas, na realidade histórica, social e econômica do Brasil do Terceiro Milênio ”, escreveu Madre Yvonne Reungoat, na Mensagem enviada às FMA do Brasil.

Nova configuração das Províncias brasileiras – A necessidade de compartilhar o carisma entre as FMA, os leigos e os jovens, dentro de uma nova estrutura de animação, capaz de responder aos apelos da missão educativo-evangelizadora, levou à nova configuração com a passagem de 9 para 4 Províncias. É uma etapa importante na caminhada do Instituto FMA no Brasil, quase uma nova Fundação para as 4 Inspetorias: a Inspetoria Madre Mazzarello com sede em Belo Horizonte (BMM), a Inspetoria Nossa Senhora Aparecida (BAP), com sede em São Paulo , a Província Nossa Senhora do Amazonas , com sede em Manaus (BRM) e a Província de Maria Auxiliadora , com sede em Recife (BRE) .

O dia 2 de fevereiro é uma data significativa, disse a Madre, “leva-nos ao âmago do sentido da vida religiosa: somos mulheres consagradas ao serviço de Deus, junto com Jesus. […] A missão educativa nas várias partes do Brasil tem sido muito frutífera e continuará a ser frutífera. Maria Auxiliadora nos pede para estarmos presentes com uma nova estrutura organizacional, ela nos pede para ser o fermento que faz fermentar a massa, o sal que dá sabor, para caminhar com os jovens, para que encontrem o sentido da sua vida em Jesus. É importante ser bom fermento!”. (Mensagem da Madre Superiora)

A celebração oficial acontecerá de diferentes formas para respeitar as medidas restritivas devido à pandemia Covid-19 e online nos canais sociais das Províncias.

Fonte: cgfmanet.org