Início Instituição de Ensino Superior Excelência da pós-graduação UCDB impulsiona carreiras e transforma a sociedade

Excelência da pós-graduação UCDB impulsiona carreiras e transforma a sociedade

42
0
UCDB possui 5 programas de pós-graduação stricto sensu e mais de 40 cursos lato sensu. Foto: Divulgação

Ingressar em um Mestrado ou Doutorado da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) oferece ao estudante a oportunidade de participar de alguns dos maiores grupos de pesquisa do Brasil. Pelos laboratórios, campos de pesquisa e salas de aula, docentes dos mais altos níveis de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lideram suas equipes e impulsionam a ciência no país. Para aqueles que desejam fazer parte desse universo, a UCDB está com inscrições abertas para os programas stricto sensu, com possibilidade de bolsas de estudos. Há vagas para os mestrados e doutorados em Biotecnologia, Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária, Desenvolvimento Local e Psicologia.

São inúmeras as evidências da qualidade dos programas de pós-graduação da UCDB. Recentemente, por exemplo, os pesquisadores Dr. Octávio Luiz Franco e Dr. Heitor Herrera Miraglia, dos Programas de Mestrado e Doutorado em Biotecnologia e em Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária, destacaram-se no ranking anual da Research.com, portal que divulga levantamentos sobre pesquisas publicadas no mundo. Professor Octávio posicionou-se em 7º lugar na área de Microbiologia, enquanto o professor Heitor ficou em 81º na área de Ciências Animal e Veterinária. Eles são líderes de grupos de pesquisa com alta produtividade acadêmica, e seus conhecimentos são compartilhados com estudantes de graduação, mestrado, doutorado e pós-doutorado.

“Na última década, a UCDB foi construindo um corpo docente muito sólido, que nos dá segurança para afirmar que temos os melhores programas stricto sensu do Estado. Esse ativo humano, somado com toda infraestrutura de laboratórios, equipamentos, salas de aula, plataformas de apoio para aulas e pesquisas e as parcerias internacionais com universidades de renome, faz da UCDB um dos maiores polos de pesquisa aplicada do Brasil”, destacou o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Cristiano Marcelo Espínola Carvalho.

A analista de sistemas Vanessa Aparecida de Moraes Weber é servidora pública da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) e proprietária da startup Kerow. Ela aproveitou justamente a existência de um grupo de pesquisa forte para decidir-se pelo Doutorado na UCDB. “Cursei o doutorado entre 2016 e 2020. Escolhi a UCDB por fornecer disciplinas atuais e complementares à pesquisa iniciada no mestrado, pela possibilidade de participar de grupo de pesquisa [Inovisão] e, principalmente, pela estrutura oferecida na instituição. Os estudos foram um divisor, tanto na minha função atual quanto no embasamento e suporte para criar a startup, que mais tarde foi incubada na Agência de Inovação e Empreendedorismo [S-Inova] da UCDB. A tese e as publicações científicas tiveram como foco a visão computacional para estimativa de massa de bovinos, e o aprendizado obtido permitiu o desenvolvimento de outras pesquisas”, relatou.

O grupo citado por Vanessa, o Inovisão, é liderado pelo professor Dr. Hemerson Pistori e, recentemente, um levantamento da plataforma Web of Science apontou que o grupo já foi citado em pesquisas de 75 países diferentes, como referência bibliográfica. “A ciência é uma construção coletiva, por essência. Quando temos nossos trabalhos sendo estudados e citados no mundo inteiro, sentimos que estamos fazendo a nossa parte, dando a nossa contribuição para o aumento do conhecimento conjunto da humanidade, que pode ser usado para o benefício de todos. Isso é muito gratificante. No caso do nosso grupo, Inovisão, que trabalha com Inteligência Artificial aplicada à agropecuária, o momento é especialmente importante, pois chegamos ao ponto em que a teoria está podendo ser transformada cada vez mais em novos serviços e produtos”, destacou professor Hemerson.

Conceito 5

Dos cinco programas de Mestrado e Doutorado da UCDB, quatro têm conceito 5 na Capes (Biotecnologia, Ciências Ambientais e Sustentabilidade Agropecuária, Desenvolvimento Local e Educação) e um tem conceito 4 (Psicologia), índices considerados “ótimo” e “bom” na escala de avaliação. Veja matéria completa.

O início das aulas dos Programas de Pós-Graduação será em agosto. “Temos aulas flexíveis, semestrais ou condensadas, além de algumas disciplinas on-line. Isso facilita muito para aqueles acadêmicos que trabalham, pois conseguem se organizar para cumprir os créditos. Cursar um mestrado e doutorado, hoje, significa ser produtivo, dar novos horizontes para a carreira profissional, aumentar sua rede de contatos e seus ganhos financeiros”, pontuou o Pró-Reitor Cristiano Carvalho, referindo-se, por exemplo, ao programa de incentivo municipal que prevê aumento salarial conforme o número de especializações.

Especialização lato sensu

Outra opção rápida e flexível para se aperfeiçoar são os cursos de pós-graduação lato sensu a distância. Com duração de apenas 9 meses, esses cursos oferecem uma oportunidade de aprofundar conhecimentos em assuntos contemporâneos.

Na UCDB, é possível ter acesso a mais de 40 cursos nas áreas de Tecnologia, Biológicas, Sociais, Negócios, Direito, Contabilidade, Educação, Humanidades e várias outras. Os cursos são 100% on-line, com início imediato. Não é preciso aguardar a formação de turmas, permitindo conciliar os estudos com o trabalho.

O diretor da área de Educação a Distância da Católica, professor Dr. Jeferson Pistori, destaca, com entusiasmo, a qualidade e os benefícios das especializações da UCDB Virtual. “As especializações a distância da UCDB trazem a mesma qualidade já comprovada do ensino presencial. Aqui o aluno não está sozinho. Temos suporte dos tutores e auxiliares de orientação educacional, e os professores são bastante ativos nas aulas on-line ao vivo. As discussões em grupo no Espaço Interativo do Ambiente Virtual de Aprendizagem enriquecem ainda mais o aprendizado, promovendo a troca de experiências e a construção conjunta do conhecimento”, afirmou professor Jeferson. Entre os cursos mais procurados, estão: Gestão de PessoasGestão de ProjetosPsicopedagogiaGestão Financeira e Gestão Pública.

Ao optar por uma especialização a distância na UCDB, o estudante está investindo em um ensino de qualidade, flexibilidade de horários e oportunidades de interação com colegas de todo o Brasil, o que impulsionará sua carreira para novos patamares de sucesso.

A UCDB está no processo de recredenciamento institucional e recebeu a nota máxima (5) da Comissão de Avaliação do Ministério da Educação. A Católica é uma das instituições de ensino superior mais premiadas, e sua qualidade é reconhecida pelos alunos e pelo mercado de trabalho.

Para mais informações sobre as pós-graduações stricto sensu e lato sensu da UCDB, entre em contato pelo telefone/WhatsApp 67 3312-3300.

Por: Silvia Tada – Assessoria de Comunicação e Imprensa/UCDB

Artigo anteriorSalesianos participam de formação sobre a 3ª Edição do Missal Romano em Três Lagoas
Próximo artigoRede Salesiana Brasil incentiva jovens a qualificação em informática por programa internacional