Início Escola Educadores do Colégio Dom Bosco recebem treinamento de primeiros socorros

Educadores do Colégio Dom Bosco recebem treinamento de primeiros socorros

253
0
Professores do Colégio Dom Bosco em Campo Grande fazem treinamento em RCB. Foto: Divulgação

As equipes da Educação Infantil e Fundamental I do Colégio Salesiano Dom Bosco de Campo Grande participaram de um treinamento de primeiros socorros no último sábado (13/04). O curso foi ministrado por acadêmicos e professores do Curso de Enfermagem da UCDB.

Os acadêmicos utilizaram modelos para ensinar as técnicas de ressuscitação em casos de acidente em que haja evidência de parada cardiorrespiratória. Os professores a assistentes treinaram as manobras e procedimentos utilizados para salvar a vida em caso de acidentes.

Ter professores capacitados para aplicar técnicas de ressuscitação em caso de parada cardiorrespiratória em uma escola de Educação Infantil e Fundamental I é crucial por várias razões:

  1. Segurança das crianças: As crianças podem enfrentar emergências médicas inesperadas, incluindo paradas cardiorrespiratórias. Ter professores treinados em ressuscitação cardiopulmonar (RCP) aumenta a segurança dos alunos, permitindo uma resposta rápida e eficaz no caso de uma emergência médica.
  2. Tempo de resposta: Em situações de emergência, cada segundo conta. Professores treinados em RCP podem iniciar os procedimentos imediatamente, enquanto aguardam a chegada dos serviços de emergência. Isso pode aumentar significativamente as chances de sobrevivência da criança afetada.
  3. Redução do pânico: Ter professores treinados em RCP ajuda a reduzir o pânico e a ansiedade em situações de emergência. Eles estarão mais confiantes e preparados para lidar com a situação, transmitindo calma às crianças e outros adultos presentes.
  4. Acesso rápido ao atendimento médico: Em algumas áreas, pode levar tempo para que os serviços de emergência cheguem à escola. Ter professores treinados em RCP pode fornecer atendimento imediato enquanto se aguarda a chegada da ajuda profissional.
  5. Preparação para situações reais: Infelizmente, paradas cardiorrespiratórias podem ocorrer em qualquer lugar e a qualquer momento. Ao capacitar os professores com habilidades de RCP, a escola está preparando sua equipe para lidar com situações de emergência de forma eficaz, independentemente do local.

Cumprimento das regulamentações de segurança: Em muitas regiões, escolas são obrigadas por lei a ter pessoal treinado em primeiros socorros, incluindo RCP. Ter professores capacitados não apenas aumenta a segurança das crianças, mas