Início Pastoral Juvenil Vocacional Corpo Editorial começa trabalho de estudo e reflexão para a revisão da...

Corpo Editorial começa trabalho de estudo e reflexão para a revisão da RATIO

73
0

(ANS – Roma) – De 15 a 28 de novembro de 2021 uma vintena de Coirmãos Salesianos de todo o mundo estão reunidos em Roma, na ‘Sede Central Salesiana’, para “ouvir, interpretar e sintetizar” as 4.462 respostas aos questionários enviados em maio de 2021 sobre o tema da revisão da ‘Ratio’ salesiana.

O documento da ‘Ratio Fundamentalis Institutionis et Studiorum” contém os princípios e as normas da Formação dos ‘Salesianos de Dom Bosco’ (SDB). O grupo de trabalho, encarregado da sua revisão segundo as propostas do Capítulo Geral 28 (CG28), se compõe de 25 membros: quatro do Dicastério da Formação – P. Ivo Coelho, Conselheiro Geral, e os seus colaboradores Sr.  Raymond Callo, P. Silvio Roggia e P. Francisco Santos – e mais 21 salesianos convidados das várias (7) Regiões salesianas do mundo.

Característica digna de nota é sem dúvida a presença, no grupo, de seis salesianos jovens e de um pré-noviço proveniente da Coreia do Sul: foram eles eleitos pelos salesianos jovens numa série de encontros on-line concernentes à revisão da ’Ratio’ – um excelente modo de praticar o convite do CG28 de envolver os salesianos jovens nos processos da Formação, inclusive neste, da revisão da ‘Ratio’.

Nas fases que precederam a caminhada, foram enviados a todas as Inspetorias do mundo três tipos de questionários, que agora a Equipe é chamada a estudar:

  • Q1 – Questionários on-line abertos a cada um dos coirmãos salesianos (3.650 respostas);
  • Q2 – Uma série de perguntas mais breves para a comunidade salesiana ou para grupos de religiosos (495 respostas);
  • Q3 – Uma série de perguntas para o núcleo animador das comunidades educativo-pastorais salesianas (317 respostas).

Reunindo-se com o grupo de trabalho deputado a este importante serviço, o Reitor-Mor, P. Ángel Fernández Artime, disse que a revisão da ‘Ratio’ deve imprimir o exato ritmo à Formação Salesiana, visando engendrar uma Pastoral Juvenil (PJ) eficaz, segundo o coração do Bom Pastor que se encontra em Dom Bosco. A ‘Ratio’, disse, deveria desenvolver no salesiano um coração dirigido aos jovens mais pobres.

Os trabalhos, que alternam atividades em pequenos grupos com reuniões de assembleia, estão a fazer um uso abundante das muitas possibilidades de trabalhar juntos, possíveis agora, graças à Internet, e procedendo por grupos linguísticos – inglês, espanhol e italiano-francês-português, segundo o diferente volume de respostas recebidas. Tudo isso tem por finalidade ouvir, interpretar e sintetizar as respostas recebidas nas três series de questionários; e elaborar material de se “inserir” no índice provisório da ”Ratio” (a «árvore da ‘Ratio’»).

Grande o espírito de união e fraternidade entre os vários participantes, na consciência de atuar num processo central nevrálgico para a vida da Congregação; e sabendo também de poder contar com o apoio espiritual assegurado por uma cadeia de orações de várias Comunidades salesianas, de Jovens, de Membros da Família Salesiana (FS) em todo o mundo.

Releve-se como importante que a presente ‘Ratio’ já foi revista em 2000, seguindo-se mais duas revisões: em 2009 (relativa ao capítulo sobre o pré-noviciado) e em 2012 (nos vários pontos que se referem à formação do Salesiano Coadjutor). Agora, por exigência imposta à Congregação pelo CG28 – de redefinir o perfil do Salesiano de Dom Bosco – há a necessidade de empreender mais esta laboriosa revisão.