Início Família Salesiana Congresso de Ex-alunos Salesianos aprova estatuto nacional em Salvador (BA)

Congresso de Ex-alunos Salesianos aprova estatuto nacional em Salvador (BA)

A Missão Salesiana de Mato Grosso teve 3 representantes no congresso, acompanhando o coordenador inspetorial do setor de ex-alunos, Padre Waldomiro Bronakowski

267
0
Congresso de ex-alunos foi realizado em Salvador (BA). Foto: Arquivo pessoal

Entre os 01 e 03 de Setembro de 2023, na cidade de São Salvador, Bahía, aconteceu o 10º Congresso Nacional dos Ex-Alunos de Dom Bosco, com o tema “TECENDO VIDAS: Nossos compromissos com a juventude, Santidade e Alegria”. Durante o encontro foi realizada a Assembleia Eletiva da nova diretoria nacional e aprovação do Estatuto Nacional. 

O evento também marcou a troca da coordenação do grupo nacional da Família Salesiana. O presidente que encerrou o mandato,  Oswaldo Dalpiaz, fez uma avaliação do encontro e passou a função para o novo eleito, por aclamação, Daniel Torres. “Creio que o movimento no Brasil está bem consolidado. Não tanto quanto se gostaria, mas há unidade com a presidência por parte das 6 Federações Inspetoriais, projetos comuns de trabalho, vontade de fazer crescer o Movimento, tanto em quantidade, como em qualidade, um desejo grande de buscar momentos formativos e, nascendo algumas sementes já semeadas para a organização do JEX.  O novo Presidente tem uma bela caminhada no Movimento e tem uma aceitação de todos, tanto assim que foi aclamado por toda a Assembleia. Certamente, e assim acreditamos, o Movimento dos Ex-alunos no Brasil se fortificará ainda mais nos próximos anos”, declarou.

O Congresso teve a participação de 37 pessoas e todas as 6 inspetorias salesianas do Brasil tiveram representantes. 8 sacerdotes participaram, inclusive o P. Ivan Artur Lima de Faria (BBH), Coordenador Nacional para a CISBRASIL para os EADB.

Atento ao legado de Dom Bosco, os grupos de ex-alunos das obras salesianas do Brasil estão organizados por Federações inspetoriais dirigidas por ex-alunos de Dom Bosco (FIEADB) e desenvolvem diversas ações junto às 6 inspetorias brasileiras,  fortalecendo as ações sociais nas diversas iniciativas educativas pastorais  e dando esperança às novas gerações, mediante um saber cultura elaborado criticamente, com base na concepção da pessoa e da vida inspirados nos valores cristãos.

Dom Bosco desenvolveu o Sistema Preventivo, que é baseado na Razão, na Religião e no Amor. Esse modo de presença junto aos jovens é eficaz para educar para a vida, formando bons cristãos e honestos cidadãos.

“É nossa missão como grupo pertencente à Família Salesiana ser coadjuvantes nessa caminhada junto aos SDB e manter vivo o sonho e missão dada ao nosso pai e mestre da juventude, afirmou Bernardo Borges”, presidente FIEADB – Inspetoria São João Bosco. 

Um dos objetivos do Congresso foi fortalecer a ideia de manter a vocação salesiana sendo fiéis à pedagogia de Dom Bosco. “A proposta é que os leigos devem abraçar a vocação e a profissão baseando-se na fé e na esperança”, explicou P. Waldomiro Bronakowski, referente dos EADB na Missão Salesiana de Mato Grosso.

Um passo apontado a ser dado ainda neste ano é o estreitamento da união com os salesianos, especialmente através das escolas e universidades, conversando com os grupos de alunos que estão no ano de conclusão dos estudos, para formar novos grupos de jovens ex-alunos. “É preciso dizer a esses jovens que levem na própria vida esta casa onde estudaram e que carregem a ‘mísitica do pátio'”, lembrou P. Waldomiro. “A adesão do ex-aluno não deve ser somente à pedagogia de Dom Bosco, mas à pessoa do nosso pai e fundador”, concluíu.

A conclusão do encontro foi com a aprovação do “Estatuto Associativo da Federação Brasileira dos Ex-alunos e Ex-alunas de Dom Bosco” que prevê, no seu artigo 5° que “a FEDERAÇÃO BRASILEIRA tem por finalidade primordial animar, orientar e fixar diretrizes para as suas Associadas, em consonância com as orientações provindas da Confederação Mundial dos Ex-Alunos e Ex-Alunas de Dom Bosco, com objetivo de animar o Movimento dos Ex-Alunos e Ex-Alunas de Dom Bosco no país”. No artigo 67°, o estatuto prevê que “a FEDERAÇÃO BRASILEIRA reconhece como seu Presidente Honorífico, o Inspetor Salesiano que ocupe a presidencia da CONFERÊNCIA DAS INSPETORIAS DOS SALESIANOS DE DOM BOSCO DO BRASIL – “CISBRASIL”, ou por qualquer Salesiano, delegado para esse fim”.

Na Inspetoria Santo Afonso Maria de Ligório, o salesiano responsável pelo setor dos ex-alunos é o P. Waldomiro Bronakowski, atual diretor da presença salesiana de Barra do Garças (MT).