Início CG 28 Inspetor da MSMT participa da Comissão Pré CG28 em Roma

Inspetor da MSMT participa da Comissão Pré CG28 em Roma

63
0

Padre Gildásio Mendes integra Comissão que já trabalha o tema do Capítulo Geral 28

(ANS – Roma)  Há pouco menos de um ano, no dia 3 de outubro passado, o Reitor-Mor, P. Ángel Fernández Artime, nomeava os membros da Comissão Pré-capitular sobre o tema do Capítulo Geral 28 (CG28). Entre os representantes da América Latina nessa Comissão está o inspetor da Missão Salesiana de Mato Grosso, padre Gildásio Mendes dos Santos.  Na segunda-feira, 9 de setembro, faltando pouco mais de 150 dias do início do CG28 e após algumas semanas de preparo individual, os membros da Comissão iniciaram em Roma um encontro de duas semanas, para elaborar o “Instrumento de trabalho” do GC28.

“A tarefa da Comissão pré-capitular – esclarece o regulador da CG28, P. Stefano Vanoli – é estudar todos os Capítulos Inspetoriais e as contribuições pessoais feitas sobre o tema «Que salesianos para os jovens hoje?», levando também em conta o conteúdo da carta de convocação do Reitor-Mor sobre o CG28, a fim de elaborar uma síntese”. A síntese servirá como base para o trabalho do Capítulo.

Até sexta-feira, 20 de setembro, data prevista para o encerramento do encontro, os membros da Comissão, acompanhados pelo Regulador, estarão envolvidos no estudo dos três núcleos temáticos:

– prioridade da missão salesiana entre os jovens de hoje;

– perfil do salesiano para os jovens de hoje;

– com os leigos em missão e formação.

A Comissão divide–se em três grupos de trabalho, de acordo com a língua. O compromisso ao qual os membros da Comissão são chamados é muito importante: cada membro do Grupo precisa estudar cerca de 10 capítulos inspetoriais e redigir uma síntese pessoal. Posteriormente, cada grupo elaborará, a partir das avaliações pessoais, uma única relação, que será apresentada à Comissão.

No estudo de cada um dos três núcleos temáticos, cada grupo de trabalho utilizará o mesmo esquema tripartido da metodologia proposta nos Capítulos Inspetoriais:

Escuta – é a fase em que se pede se reconheça a situação, as expressões promissoras ou arriscadas em relação às prioridades da missão, as exigências da formação, o envolvimento dos leigos.

Interpretação – é o momento de ler a situação, partindo do que foi reconhecido na primeira fase, usando como chaves o Evangelho, a vida da Igreja, as Constituições, os sinais dos tempos.

Opções – é o momento de descobrir o que faz a Congregação avançar em direção a novas maneiras de viver a missão juvenil, de realizar o perfil do salesiano, de envolver os leigos. Para ser prático, este terceiro ponto prevê em detalhes: destacar uma ou duas opções por núcleo; indicar tarefas e compromissos específicos; indicar as condições para melhorar o perfil do salesiano para os jovens de hoje.

Com informações da ANS