Início CG 28 CG28: Um panorama mundial da Congregação Salesiana

CG28: Um panorama mundial da Congregação Salesiana

41
0

(ANS – Turim) A segunda e a terça-feira, 17 e 18 de fevereiro respectivamente, são os primeiros dias totalmente dedicados ao trabalho do Capítulo. Os trabalhos já começaram a tomar um ritmo de rotina. Às 6h45, os capitulares, divididos em grupos por idioma, começam o dia com oração: louvor, meditação e Eucaristia, como se fosse uma vida comunitária comum, no ritmo diário dos diversos contextos geográficos e culturais.

O trabalho diário ocorre em quatro momentos com a assembleia reunida.

São atividades dedicadas à escuta, ao estudo, em uma primeira reflexão pessoal para a conscientização a respeito da presença da Congregação no mundo.

Estes são dias de escuta, principalmente: nos próximos dias os relatórios serão retomados e aprofundados nas Comissões, também para elaborar avaliações e quaisquer outras questões de integração a serem encaminhadas ao Reitor-Mor.

O tema central destes dos dois dias é o Relatório do Reitor-Mor para a Sociedade de São Francisco de Sales, referente ao período de seis anos 2014-2020.

O artigo 119 do Regulamento Geral pede que “em uma das sessões iniciais, o Reitor-Mor, ou quem ocupar o seu lugar, apresentará um relatório geral sobre o estado da Congregação”. Esta é uma tarefa que o Reitor-Mor está realizando, também através da colaboração de seus conselheiros.

Para esse trabalho, se sucederam os Conselheiros Setoriais, os Conselheiros Regionais e o Secretário da Secretaria da Família Salesiana nas apresentações. Cada orador apresentou um resumo do que está disponível para todos os membros do capítulo, tanto em formato papel como nas páginas da web dentro do capítulo. Não faltaram apresentações, com a ajuda de vídeos e slides.

Observe também a referência, feita por parte de alguns Diretores, a documentos, materiais e sites que complementam os relatórios apresentados.

Existe um primeiro elemento que todos os Relatórios têm em comum: com referência ao período de seis anos que está terminando, cada relatório começou no período anterior de seis anos e, após um exame e uma avaliação do progresso alcançado, também identificou alguns desafios a serem examinados para estarem ativamente presentes nos próximos seis anos.

A audição continua até hoje à noite, terça-feira, 18 de fevereiro, com a intervenção específica do Reitor-Mor, que pode ser seguida na página da ANS no Facebook a partir das 17h30 (UTC + 1).

Na ocasião da primeira Assembleia do Capítulo, também foi feita uma comunicação sobre o sistema externo de informação dos trabalhos do Capítulo Geral, que utiliza os diferentes canais de comunicação, em particular os diversos meios: informações em www.infoans.org, documentos oficiais no site www.sdb.org, presença da ANS nas redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram, Flickr e ANSChannel no YouTube) e transmissão ao vivo de alguns momentos na página do Facebook da ANS.

Informações ANS